Geral
Estados Unidos e Brasil estão unidos com a Ucrânia, diz Blinken
Secretário norte-americano disse que nações estão juntas pelo fim das hostilidades
R7 / BRASíLIA | RENATO SOUZA, DO R7, EM BRASíLIA
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou que o Brasil se uniu aos esforços pelo 'fim de hostilidades' na Ucrânia. Pelo Twitter, Blinken disse que conversou com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Carlos França.
'Os Estados Unidos e o Brasil estão unidos com a Ucrânia e com países de todo o mundo para pedir a cessação imediata das hostilidades russas', escreveu Blinken.
Ontem, o Brasil deixou a posição de neutralidade e se posicionou na ONU (Organização das Nações Unidas) contra a invasão da Rússia ao território ucraniano. O país votou a favor de uma resolução contra a investida militar no país europeu. “Uma linha foi cruzada, esse conselho não pode ficar em silêncio. Nenhum país deveria usar sua força para agredir outra nação', disse o embaixador brasileiro Ronaldo Costa.
O presidente ucraniano, Volodmir Zelensky, agradeceu o Brasil e outros países. No entanto, a medida, votada no Conselho de Segurança da entidade, foi vetada pela Rússia. Agora, a resolução será votada na Assembleia-Geral da entidade.
Embaixadores da Europa também pressionaram o Itamaraty, em Brasília, para se posicionar de forma mais firme contra o conflito.