Batayporã sediará 1ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres da Região Leste

Evento será realizado no próximo dia 21 de julho e também contará com a participação de Nova Andradina, Ivinhema, Taquarussu, Anaurilândia, Bataguassu e Angélica

BATANEWS/REDAçãO ASSESSORIA


Imagem: Freepik

O município de Batayporã será sede da 1ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres – Região Leste, que acontece no próximo dia 21 de julho, no Espaço C.S Eventos. Com atividades nos períodos matutino e vespertino, a conferência tem como tema central 'Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas'.

O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria Especial da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, sob parceria e participação dos municípios de Angélica, Anaurilândia, Bataguassu, Ivinhema, Nova Andradina e Taquarussu.

A conferência integra a etapa preparatória da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (5ª CEPM-MS), que por sua vez compõe o processo da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), convocada pelo Ministério das Mulheres.

A programação inclui palestra e mediação da Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul, Manuela Nicodemos Bailosa. A convidada é mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados e possui experiência de 20 anos na área de mulheres, gênero, políticas públicas, cidadania e direitos humanos. Manuela também coordenou recentemente o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Piauí e acumula experiências de trabalho nacionais e internacionais.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Thayse Cardoso Melo Roz, o evento será um marco na mobilização regional em prol dos direitos das mulheres. 'A conferência é um instrumento democrático fundamental. Vamos ouvir as mulheres, refletir sobre suas realidades e construir, juntas, propostas para políticas públicas mais efetivas. A participação de todas é essencial', afirmou.

A programação será orientada por cinco eixos temáticos:

Participação democrática com a cara de todas as mulheres;

Enfrentamento às violências de gênero;

Sustentabilidade e direitos territoriais;

Autonomia, corpo e cuidado pela garantia da saúde integral e dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres;

Cultura, diversidade e direitos das mulheres na construção da paz social.

Além de fomentar o debate e levantar propostas, a Além de fomentar o debate e levantar propostas, a plenária também terá como finalidade eleger representantes dos municípios para as etapas estadual e nacional.