Política
UE elabora pacote de tarifas de 21 bilhões de euros contra os EUA
Chanceler italiano diz que as medidas entrarão em vigor se não houver acordo com o governo Trump
BATANEWS/PODER360
A UE (União Europeia) elaborou um conjunto de tarifas retaliatórias no valor de 21 bilhões de euros (cerca de R$ 134,46 bilhões) sobre os produtos dos Estados Unidos. Segundo o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, o bloco está preparado para implementar essas tarifas caso não seja possível chegar a um acordo com os EUA.
No sábado (12.jul), o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), anunciou a imposição de tarifas de 30% sobre todas as importações europeias e mexicanas a partir de 1º de agosto. Autoridades da UE disseram que vão adiar quaisquer contramedidas para permitir negociações.
Em entrevista ao jornal italiano Il Messaggero, Tajani afirmou que, apesar da elaboração do conjunto de medidas, a UE permanece aberta a negociações e quer evitar uma guerra comercial com os norte-americanos.
“Uma lista de tarifas europeias no valor de 21 bilhões de euros está pronta, à qual uma 2ª poderia ser adicionada. Estou confiante de que haverá progresso', disse o chanceler.
“As tarifas prejudicam a todos, começando pelos Estados Unidos', afirmou. “Se as bolsas de valores caírem, as pensões e poupanças dos americanos estarão em risco. Repito: nosso objetivo, em perspectiva, é zero tarifas. Um mercado aberto entre Canadá, Estados Unidos, México e Europa'.
Em sua decisão, divulgada depois de semanas de negociações entre o bloco econômico e os EUA, Trump justificou citando os deficits comerciais com a UE. O presidente americano caracterizou essa situação como “uma grande ameaça à nossa Economia e, de fato, à nossa Segurança Nacional'.
Em resposta, a Comissão Europeia indicou que suspenderia a implementação de contramedidas retaliatórias contra tarifas americanas já existentes sobre importações de aço e alumínio, que estavam programadas para entrar em vigor na 3ª feira (15.jul.2025).
Trump impôs unilateralmente tarifas à UE e ao México dias depois de notificar mais de 20 países sobre novas alíquotas às importações.
Os anúncios do presidente norte-americano não têm sido feitos pelas vias diplomáticas ou comerciais regulares.
O republicano vem divulgando em sua plataforma digital Truth Social, desde 2ª feira passada (7.jul), cartas destinadas aos líderes dos países afetados pelas tarifas e a justificativa para a medida. Até o momento, o país que recebeu a alíquota mais alta foi o Brasil, com 50% sobre as importações.