Mãe de Marília Mendonça diz que perder a guarda do neto foi ‘reviver’ o luto

BATANEWS/REDAçãO


A mãe da cantora Marília Mendonça, Dona Ruth Moreira Dias Foto: Reprodução/Fantástico

A mãe da cantora Marília Mendonça, Dona Ruth Moreira Dias, deu uma entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, deste domingo, dia 13, sobre o fato de ter perdido a guarda do neto, Léo, em uma decisão liminar da Justiça. Durante a conversa, ela disse que a perda da guarda do neto foi como “reviver' o luto da filha.

O pai do menino, o cantor Murilo Huff, entrou com uma ação de modificação de guarda, que até então era compartilhada com ela. A decisão do juiz substituto da Segunda Vara de Família de Goiânia diz que “o exercício do poder familiar pelos pais deve prevalecer'. Tudo aconteceu quase quatro anos depois do acidente aéreo que matou Marília Mendonça e outras quatro pessoas.

A mãe da cantora já tinha declarado em uma entrevista que “quando a gente perde um filho, a gente morre junto'. Segundo o juiz do caso, o modelo de guarda compartilhada “deixou de servir ao interesse do menor para converter-se em instrumento de desagregação familiar, conflito constante, instabilidade'.

No entanto, Dona Ruth, nega que tenha havido uma quebra na relação por parte dela, afirmando que “sempre teve uma relação de respeito' com Murilo e que eles “viviam no respeito'.

O advogado de Dona Ruth, Robson Cunha, contou um incidente no Dia das Mães na escola do menino, onde a presença de Murilo gerou um “certo desconforto' para ela, resultando em discussões. O marido de Dona Ruth, David, teria confirmado em audiência que a relação entre os dois é “muito ruim, não havendo diálogo'. Além disso, o juiz também mencionou “indícios de alienação parental' na decisão. No entanto, ela nega a acusação.

Outro ponto levantado na decisão judicial foi a “negligência médica' por parte de Dona Ruth. O neto é portador de diabetes mellitus tipo 1, uma condição crônica que exige vigilância rigorosa, aplicação diária de insulina e alimentação controlada.

Áudios e mensagens trocadas entre as babás, revelariam que Dona Ruth “frequentemente omite informações médicas essenciais ao genitor, impede o envio de relatórios e laudos clínicos, instrui que se escondam medicamentos, laudos e sintomas'. Dona Ruth, no entanto, disse que o cuidado é feito em conjunto com a médica endocrinologista do neto e que Murilo “sempre soube de tudo que acontecia em relação à saúde do menino'.

O filho de Marília é o único herdeiro da cantora, com 100% de seus bens. Os recebíveis, advindos de royalties e outros valores, eram administrados em conjunto por Dona Ruth e Murilo. Esses recursos eram destinados ao pagamento de necessidades diárias do menino, como alimentação, lazer e vestuário. Agora, as contas estão bloqueadas provisoriamente.

O advogado da mãe da cantora disse que não houve “dilapidação patrimonial'. Uma ação de prestação de contas foi apresentada para comprovar a situação.

Dona Ruth também esteve no centro de uma polêmica envolvendo a divisão de uma indenização de US$ 2 milhões referente ao acidente aéreo que vitimou sua filha. Ela e seu advogado negaram que o pedido da maior parte tenha partido da defesa dela.

A defesa de Dona Ruth informou que vai recorrer da decisão liminar que concedeu a guarda ao pai. Murilo Huff enviou uma nota ao programa dizendo que “nunca impediu e não impedirá a convivência da avó materna' com o filho e que vai respeitar o segredo de Justiça.

(Istoé)