Não confundo o comportamento do Trump com o povo americano, diz Lula

Presidente afirma que, apesar de prezar pelo bem-estar de ambos os países, aplicará tarifas recíprocas caso não haja negociação

BATANEWS-PODER360


Lula Trump evento Linhares EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 6ª feira (11.jul.2025) que não mistura seu entendimento sobre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), com o do povo norte-americano.

“Essa gente não vai brincar com o Brasil. Eu não faço nenhuma confusão com o comportamento do presidente Trump e com o povo americano. É um povo que merece respeito, trabalhador, tanto é que se transformaram na maior potência do mundo', disse Lula durante evento em Linhares, no Espírito Santo.

A fala se dá em um contexto de conflito comercial entre os EUA e o Brasil, em que Trump impôs na última 4ª feira (9.jul) uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Durante seu discurso, o petista ainda ressaltou o que vêm dizendo durante a semana sobre um possível apelo à Lei da Reciprocidade caso o governo norte-americano não possibilite negociações tarifárias.

“Vou tentar entrar e brigar em todas as esferas para que não tenha taxação. Vou brigar na OMC, vou conversar com meus companheiros dos Brics. Agora, se não tiver jeito no tête-à-tête, nós vamos estabelecer a reciprocidade. Taxou aqui, a gente taxa lá!', completou.

Assista ao evento que contou com a participação de Lula no Espírito Santo (2h33min):

O principal argumento de Trump para a imposição da tarifa comercial é de que as autoridades governamentais brasileiras estariam “perseguindo' o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-chefe do Executivo federal é réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado depois do resultado das eleições presidenciais de 2022, em que saiu derrotado.

“O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de Estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais', afirmou Lula em nota divulgada na última 4ª feira (9.jul).

Em sua carta endereçada a Lula, Trump considerou uma “vergonha internacional' a forma como Bolsonaro é julgado, afirmando que existe uma “caça às bruxas' que deve acabar “imediatamente'.