Polícia Civil por intermédio da DENAR, desfere duro golpe no narcotráfico no primeiro semestre de 2025

BATANEWS-PC/MS


A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico – DENAR, ligada ao Departamento de Polícia Especializada – DPE, divulga o balanço de suas operações no primeiro semestre de 2025, evidenciando resultados significativos no combate ao tráfico de drogas no Estado. Os dados apresentados demonstram a eficácia da atuação Institucional na defesa da sociedade sul-mato-grossense.

No período de janeiro a junho de 2025, a DENAR conduziu uma série de Operações estratégicas, incluindo Vias Seguras, Dual, Fronteira Segura, Argos I, Argos II, Dédalos e Nárke 4. As ações resultaram em 53 prisões em flagrante e na apreensão total de 2.543,024 kg de entorpecentes, dos quais 378,044 kg correspondem a cocaína e 2.164,980 kg a maconha. Essa quantidade expressiva de drogas interceptadas impede que os entorpecentes alcancem não apenas as comunidades de Mato Grosso do Sul, mas também sejam distribuídos para outras unidades da federação.

Além das substâncias ilícitas, foram apreendidos 12 veículos e 3 armas, com a recuperação de R$ 13.287,00 em espécie. O trabalho investigativo e operacional da DENAR culminou na emissão de 82 mandados de busca e na execução de 15 mandados de prisão de um total de 17 emitidos. O impacto financeiro estimado ao crime organizado supera os R$ 12 milhões, representando um prejuízo substancial às organizações criminosas e descapitalizando suas operações.

Os êxitos alcançados são fruto da articulação e cooperação entre diversas unidades da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e o apoio estratégico de forças parceiras, como a Polícia Militar, a Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM). De acordo com o delegado titular da DENAR, Hoffman D’Ávila, essa sinergia é decisiva para a efetividade das ações de segurança pública no Estado. “A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da DENAR, reafirma seu compromisso contínuo com a repressão ao tráfico de drogas e a proteção da população, pautando sua atuação na inteligência e na cooperação interinstitucional”, completou.