“Trump quer proteger amigo corrupto”, diz Hillary sobre Bolsonaro

Ex-secretária de Estado dos EUA e rival de Trump em sua 1ª eleição criticou as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros

BATANEWS-PODER360


“Você está prestes a pagar mais por carne bovina não só porque Trump quer proteger seu amigo corrupto, mas também porque os republicanos no Congresso decidiram ceder seu poder sobre a política comercial a ele', afirmou Hillary em seu perfil na rede social

A ex-secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton (Partido Democrata) disse na 5ª feira (10.jul.2025) que os cidadãos norte-americanos passarão a pagar mais caro na carne porque o presidente Donald Trump (Partido Republicano) quer proteger “seu amigo corrupto', se referindo ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL).

“Você está prestes a pagar mais por carne bovina não só porque Trump quer proteger seu amigo corrupto, mas também porque os republicanos no Congresso decidiram ceder seu poder sobre a política comercial a ele', afirmou Hillary em seu perfil na rede social Bluesky.

Trump anunciou na 4ª feira (9.jul) uma tarifa de 50% sobre produtos exportados pelo Brasil. Ele compartilhou em seu perfil na Truth Social uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que comunicou a decisão.

O republicano justificou o aumento com o “tratamento” que o governo brasileiro tem dado a Bolsonaro, a quem disse respeitar “profundamente'. O ex-presidente é réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado em 2022.

Nesta 6ª feira (11.jul), Trump voltou a defender Bolsonaro. Disse que ele tem sido tratado “muito injustamente' e que é “um bom homem'. Também afirmou que conhece “os honestos e os corruptos'.

“Eu o conheço bem, eu negociei com ele. Ele era um negociador muito duro, um homem muito honesto e que ama o povo brasileiro. Eu não deveria gostar dele, porque ele era muito duro para negociar, mas também muito honesto, e eu conheço os honestos e os corruptos', declarou Trump na Casa Branca antes de embarcar para o Texas, onde enchentes já deixaram ao menos 121 mortos.

Trump havia sido perguntado sobre a possibilidade de negociar com Lula sobre as tarifas. O republicano disse que deve conversar com o petista “em algum momento, mas não agora'.