Frente fria provoca queda acentuada de temperatura e risco de geada em MS

BATANEWS/REDAçãO


Foto: Ilustrativa - Chico Ribeiro

Uma frente fria avança sobre Mato Grosso do Sul e deve provocar queda acentuada nas temperaturas a partir desta sexta-feira (9). A Defesa Civil emitiu alerta para frio intenso, com risco de geada em algumas regiões do Estado.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o avanço do sistema, aliado ao deslocamento de cavados, aumenta a nebulosidade, com possibilidade de chuvas nesta sexta-feira, especialmente na região norte. As temperaturas já apresentam queda, com mínima de 8°C. Em Campo Grande, os termômetros devem variar entre 12°C e 20°C.

Os ventos atuam do quadrante sul, com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h, podendo ocorrer rajadas acima desse limite.

No sábado (10), a previsão é de tempo estável, com predomínio de sol e variação de nebulosidade, devido à atuação de um sistema de alta pressão pós-frontal. Mesmo com o tempo firme, o frio se intensifica. A mínima pode atingir 0°C em algumas localidades. Em Campo Grande, a previsão é de mínima de 5°C e máxima de 22°C.

As temperaturas devem variar conforme a região:

  • Sul, Cone Sul e Grande Dourados: entre 3°C e 23°C;

  • Sudoeste e Pantaneira: mínima de 6°C e máxima de 25°C;

  • Bolsão, Leste e Norte: mínima de 5°C e máxima de 25°C.

Há probabilidade de geada, principalmente na região sul. A frente fria deve permanecer no Estado até, pelo menos, segunda-feira (12).

Ainda segundo o Cemtec, os próximos dias terão pouca chuva, com acumulados de até 30 mm previstos para o sudeste do Estado.