Nova Andradina pode ampliar conectividade ao aderir a projeto da Anatel

Proposta do vereador Josenildo Ceará busca modernizar legislação e facilitar expansão de redes 4G e 5G no município

BATANEWS/REDAçãO


Foto: Divulgação

Ampliar o acesso à internet, fortalecer a inclusão digital e levar conectividade de qualidade a todos os cidadãos, inclusive em áreas rurais, são alguns dos benefícios que Nova Andradina poderá conquistar ao aderir ao projeto “Sandbox Regulatório”, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A proposta foi apresentada por meio da Indicação 364/2025, de autoria do vereador Josenildo Ceará (PT), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal realizada nesta terça-feira (5). O documento solicita estudos e providências para que o município formalize a adesão ao projeto, que estará disponível até o ano de 2028.

O “Sandbox Regulatório” prevê o fornecimento de apoio técnico da Anatel e flexibilização temporária de regras regulatórias, com foco na expansão de infraestrutura de telecomunicações, como antenas, torres e equipamentos, além do fortalecimento de redes móveis 4G e 5G.

Para Josenildo Ceará, a adesão representa uma oportunidade concreta de reduzir as desigualdades digitais, atrair investimentos e modernizar os serviços públicos.

“Com mais conectividade, ampliamos o acesso à educação a distância, saúde digital, inclusão bancária, oportunidades de emprego e serviços públicos online. Assim, garantimos que mais pessoas, em todos os cantos do município, tenham acesso pleno à tecnologia”, destacou o vereador.

A proposta agora segue para avaliação do prefeito Dr. Leandro Fedossi e do secretário municipal de Infraestrutura, Moammar Muhammad El Abed, responsáveis por conduzir as tratativas para adesão ao projeto.

O que é o Sandbox Regulatório da Anatel?

O “Sandbox Regulatório” é uma iniciativa inovadora da Anatel que visa testar soluções tecnológicas e modelos de negócio em ambientes com menor burocracia, por tempo determinado. A proposta permite que municípios experimentem novas abordagens para ampliar o acesso à internet e modernizar a infraestrutura de telecomunicações, especialmente em regiões onde o serviço ainda é precário.