Esportes
Homem que viralizou correndo embriagado e de chinelo foca no esporte para largar o alcoolismo
Isaque dos Santos tem 31 anos e estava vivendo em situação de rua antes da prova em que correu bêbado e de chinelo
BATANEWS/GE
É bem possível que você tenha se deparado nos últimos dias com o vídeo de um homem embriagado e de chinelo que correu uma prova de rua de 8 km. O protagonista dessas imagens é Isaque dos Santos Pinho, 31 anos, ex-morador de rua que enfrenta problemas com o alcoolismo. Desde que o caso viralizou, ele tem recebido ajuda e encontrou no esporte uma chance real de transformar sua vida e deixar para trás os vícios. Hoje, está treinando diariamente e focado na rotina de atleta.
No momento, estou querendo mudar a minha vida para melhor. E está dando certo - contou Isaque em entrevista exclusiva para o ge. - Para minha vida mudar de vez, eu preciso abandonar a bebida e as drogas. Depois da corrida, eu não usei mais nada - completou.
A corrida em questão aconteceu em 27 de julho, organizada por uma academia local de Garrafão do Norte, cidade no interior do Pará que tem pouco mais de 30 mil habitantes. Isaque não estava inscrito, mas decidiu se aventurar na prova.
Virado por estar bebendo desde a noite anterior, calçando chinelos e sem roupas adequadas, o rapaz entrou na disputa e conseguiu completar o percurso. Após o evento, recebeu uma medalha de participação.
- Eu estava em uma resenha, "tomando umas". Amanheci o dia lá e saí em direção à praça. Estava na rua da academia e vi aquela multidão. Perguntei o que ia acontecer, disseram que era uma corrida e eu falei: "pois vou entrar no meio e correr também!". Não sabia quantos quilômetros eram. Podia ser até 50, mas eu ia correr - contou Isaque.
O caso ganhou repercussão nacional depois que a própria academia publicou o vídeo de Isaque correndo em suas redes sociais. Primeiro, as inusitadas imagens viralizaram no TikTok e, na sequência, também no Instagram. Em apenas quatro dias, o registro já ultrapassa 30 milhões de visualizações. O perfil pessoal de Isaque no Instagram já soma mais de 200 mil seguidores.
Vida transformada
Isaque nasceu em em 1993, em Capitão Poço, também no Pará, mas foi criado em Garrafão do Norte, cidade vizinha à sua. Vindo de uma família simples, ele estudou até o oitavo ano na escola. Já adulto, chegou a fazer trabalhos braçais para sobreviver, ajudando a amarrar toras de madeira em caminhões.
Ao longo de sua trajetória, o rapaz enfrentou um grande problema: o vício em álcool e drogas. Como consequência, acabou saindo de casa e passou a viver em situação de rua nos últimos meses. Nas semanas que antecederam a corrida, ele estava dormindo no Mercado Municipal de Garrafão do Norte.
- Eu estava em uma situação muito ruim, cheguei a dormir na rua por mais de ano. Já passei fome, cheguei a comer coisa do lixo - lembrou ele.
Desde que o vídeo viralizou, Isaque recebeu doações de roupas e calçados, fechou parceria com algumas marcas e ganhou convite para disputar corridas da região. Além disso, passou a dormir na academia de Estela Rizzieri, a responsável por organizar a corrida dos 8 km. Em breve, ele deve ir para uma casa de apoio, com um quarto próprio.
- Estamos providenciando uma casa para ele. Não está fácil, porque na cidade tem uma carência muito grande de casas para alugar. Nossa intenção é comprar um terreno para fazer uma casa para ele - explicou Estela.
Foco no esporte
Antes da prova em questão, Isaque jamais havia corrido na vida. O único esporte que havia praticado até então era o futebol, ainda nos tempos de escola. Agora, no entanto, está decidido a seguir no caminho do esporte.
Com tênis no pé e vestindo roupas adequadas, ele está treinando diariamente nas ruas de Garrafão do Norte - rotina, que, inclusive, foi divulgada pela própria prefeitura da cidade. Todos os dias, inicia com uma caminhada às 04h30 e, ao amanhecer, começa a correr.
- Deus apresentou uma saída para mim, que é essa, do esporte. Ser uma pessoa melhor na vida - destacou Isaque, que não abandonou o chinelo branco que usou na prova.
O novo atleta está montando um calendário de provas para o restante do ano, e seu próximo compromisso já está próximo: ele participará da Night Run Cap, uma corrida de 5,6 km em Capitão Poço, no próximo sábado (09). Ele tem vontade de correr distâncias maiores, mas quer ir aos poucos.
Nos últimos dias, Isaque tem recebido acompanhamento médico e vivido uma rotina cheia de compromissos pessoais e profissionais. Por não ter celular, conta com o apoio de uma equipe liderada por Estela e pela publicitária Eliza Lucila, que o ajudam nas tarefas do dia a dia - vão desde entrevistas a um encontro particular com o prefeito de Garrafão do Norte.
- Meu maior sonho é ser feliz, mudar de vida para melhor. Construir uma casa e montar uma família melhor. Tenho o apoio de quem está me ajudando e, daqui uns dias, quero ajudá-los também - comentou Isaque, que está vivendo uma vida de celebridade na cidade.
Isaque ajudou cachorro durante corrida
Durante a corrida no último dia 27, um gesto de solidariedade de Isaque também chamou a atenção dos demais participantes. No meio do percurso, o rapaz parou para ajudar um cachorro que parecia estar doente à beira da estrada.
- Estava suando e a moça que estava do meu lado me deu uma garrafa d'agua. No meio do caminho, encontrei um cachorro e o ajudei. O cachorro estava doente na beira da estrada. Dei água e joguei água em cima dele, e aí ele saiu andando. Voltei a correr e ainda passei cinco pessoas - contou.
O ato serviu de combustível para que o atleta conseguisse completar os 8 km da prova com relativa tranquilidade, como ele destaca.
- Eu nem escutava o que as pessoas falavam, porque estava igual a um foguete correndo. Não via a hora de chegar. Quando botei o pé na estrada, aí comecei a correr mesmo - falou.