Esportes
Jogadores europeus seguem nova rotina de treinos nas férias: 'Eles querem manter alto nível'
Durante o verão, preparadores brasileiros desenvolvem trabalho com jogadores da seleção portuguesa e até com filho de Cristiano Ronaldo: "A maioria tira uma semana de descanso e volta a trabalhar"
BATANEWS/GE
Até onde vai o foco de um jogador de futebol que quer se manter no topo? Na Europa, muitos atletas já optam por abrir mão do descanso total durante as férias para buscarem o melhor rendimento na temporada. Dois preparadores brasileiros fazem treinos a parte com uma série de jogadores importantes da Europa, incluindo nomes da seleção portuguesa e o filho de Cristiano Ronaldo .
João Cancelo e Nuno Mendes, da seleção de Portugal, passaram as últimas semanas, antes da reapresentação aos seus clubes, trabalhando com os brasileiros Julerson Dias e Christian Witkowski.
Atletas sem clube também optam pelo serviço para manterem a forma, como atualmente fazem Jamie Vardy, ex-Leicester, e Rui Patrício, ex-Wolverhampton e Roma.
Neste período de 'off-season', a maioria dos atletas tira uma semana ou dez dias de descanso e já volta a trabalhar. E antes de voltarem aos clubes, trabalham com a gente. Fazemos também análise de vídeo e treinamos alguns atletas até durante a temporada.
"Imagina um boxeador que quando está se preparando para uma luta precisa de um Sparring. Nós, com os nossos atletas, somos um Sparring, porque a gente treina junto com eles", explica Julerson Dias, da Apex Football Performance, assessoria esportiva.
Em outros momentos, nomes como Harry Maguire, Bruno Fernandes e Diogo Dalot, do Manchester United, Declan Rice, do Arsenal, e Rafael Leão, do Milan, também se prepararam com os brasileiros. Estes astros fizeram a ponte até Cristiano Ronaldo Júnior. Julerson e Christian comentaram como foi trabalhar com o filho do astro português.
— Começamos a trabalhar com alguns jogadores da seleção portuguesa. E o Cristianinho nos viu trabalhando com alguns dos ídolos dele. E ele veio falar com a gente e demonstrou interesse em trabalharmos juntos Trabalhamos com ele de três a quatro vezes por ano, principalmente no verão.
"Não é o pai dele que fala para ele treinar, mas ele mesmo tem esse interesse. Ele mesmo que organiza os treinos com a gente. Ele tem essa fome de querer melhorar", explicam os preparadores brasileiros.
A maioria dos treinos utiliza estrutura de clubes e resorts esportivos em Portugal e ao redor do mundo para se reunirem com os atletas. A boa parceria com com os times de cada jogador é fundamental.
— Os clubes também mandam para a gente o que os atletas já trabalharam, para não sobrecarregar a musculatura. Tem essa troca com os clubes. No basquete, a maioria dos jogadores já têm o seu treinador privado, que trabalha para eles, e no futebol americano idem. O futebol está começando a evoluir para isso, é algo novo.