Saúde
Exercitar-se no calor pode melhorar sua condição física
Treino pode melhorar o desempenho em esportes de resistência como triatlo, ciclismo e corrida
BATANEWS/FOLHA
Tish Hamilton é veterana de 59 maratonas e cinco ultramaratonas. A ex-editora executiva da Runner's World, de 63 anos, também mora em Savannah, Geórgia, onde treinar no calor e umidade do verão é inevitável. E embora as condições sejam desagradáveis, ela passou a apreciá-las, sabendo que, quando chegar o outono, terá seu melhor desempenho.
'Não acho que eu me acostume com isso', diz Hamilton, 'mas sei o quão bom vai ser quando a umidade diminuir.'
Não é imaginação dela. Pesquisas sugerem que exercitar-se em condições quentes e úmidas pode proporcionar o que alguns chamam de treinamento de altitude 'do pobre', melhorando o desempenho em esportes de resistência como triatlo, ciclismo e corrida.
Nas primeiras semanas de treinamento em condições quentes, seu corpo envia mais sangue para a superfície da pele para criar suor. Isso deixa menos sangue para seus músculos, o que é uma das razões pelas quais você frequentemente se cansa mais rapidamente no início do verão.
Mas seu corpo se ajusta criando mais sangue, bem como mais glóbulos vermelhos, ao longo de quatro ou cinco semanas, semelhante ao que acontece com seu corpo após três semanas em altitude. Você também pode experimentar um aumento no seu VO2 máx, a taxa máxima em que seu corpo utiliza oxigênio durante o exercício.
Embora você não sinta necessariamente os benefícios durante o auge do treinamento de verão, provavelmente os sentirá nos primeiros dias frescos do outono.
'Já experimentei isso pessoalmente e vi isso com meus atletas', diz Steve Magness, um treinador de corrida em Houston e autor de 'A Ciência da Corrida'. 'De repente, você tem um grande impulso e percebe que o verão realmente valeu a pena.'
Quando o verão está no seu auge, certamente é bom levar seus treinos para ambientes internos. Mas se você quiser aproveitar os benefícios do verão, aqui está como fazê-lo com segurança.
Antes mesmo de começar a treinar no calor, é importante estabelecer expectativas, diz Magness. 'Você vai passar de se sentir bem para se sentir miserável', explicou. 'Vá devagar e não se preocupe com suas milhas ou intensidade de treino.'
As pesquisas variam sobre quanto tempo leva para se aclimatar às condições de verão, mas após cerca de duas semanas, você deve começar a tolerar melhor temperaturas e umidade mais altas.
'Comece com pequenas doses de treinamento ao ar livre, como 30 minutos de atividade leve', afirma Jill Patterson, treinadora de ciclismo na Virgínia e três vezes campeã nacional de Gran Fondo da USA Cycling. 'Seja consistente em sair.' Uma vez que você comece, tente passar alguns treinos por semana no calor.
Isso não significa que você deva se torturar. Se o calor do meio-dia for demais onde você mora, tente outros horários, mas fique ao ar livre durante os 30 minutos inteiros, se puder.
Planeje fazer mais pausas, esqueça seu ritmo normal e preste muita atenção em como você está se sentindo. Monitore seu nível de sede e certifique-se de se hidratar com mais frequência do que o habitual. Quaisquer sinais de tontura, dores de cabeça, confusão ou calafrios são sinais vermelhos para parar.
Diferentes pessoas responderão de maneira diferente ao treinamento no calor, e você deve conversar com seu médico antes de começar, especialmente se tiver alguma condição médica. Você também pode experimentar adesivos que medem sua taxa de suor, perda de líquidos e sódio. Para maior precisão, espere até que você tenha se aclimatado ao calor primeiro.
Se ajudar, você também pode se refrescar colocando gelo em seu chapéu ou sutiã esportivo, ou derramando água fria sobre sua cabeça.
Mesmo depois de se aclimatar a condições mais quentes, você pode nunca ser tão rápido ou se sentir tão bem quanto em temperaturas mais frias. Mas você deve ser capaz de lidar com um nível de treinamento semelhante.
'Concentre-se mais na sensação que você deseja versus o ritmo que você quer', diz Magness. 'Se você quer algo mais difícil, vá em frente, mas esteja disposto a parar ou modificar se não estiver tolerando bem.'
Por exemplo, fique atento a um grande aumento na frequência cardíaca ou respiratória. Preste atenção também à sua capacidade de falar —se você conseguia dizer uma frase em determinada velocidade, mas agora mal consegue falar, diminua o ritmo ou caminhe.
Este é um bom momento para deixar o ego de lado, afirma Hamilton: 'Eu mudo o foco de quantas milhas estou correndo para quanto tempo estou de pé.'
Fique atento ao clima para os dias em que o calor e a umidade dão breves pausas. 'Nos dias bons, faça seu treino intenso favorito, e você terá uma indicação de que sua condição física melhorou', diz Magness.
Embora você se aclimate em apenas algumas semanas de treinamento no calor, você precisa continuar os treinos ao ar livre para obter ganhos e mantê-los. Você pode mantê-los com apenas algumas sessões por semana, até que comecem a diminuir cerca de um mês após o início das temperaturas mais frias.
Quando o outono chegar, você receberá a recompensa pela qual trabalhou tanto durante todo o verão. 'Quando você tem aquele dia lindamente fresco, com baixa umidade, você aprecia o quanto menos esforço é necessário', afirma Hamilton. 'Você se sente maravilhoso.'