Câmara apoia e valoriza políticas públicas voltadas ao protagonismo das mulheres negras

Parlamentares participam do evento “Vozes Negras em Movimento', dentro da campanha Julho das Pretas, realizada em Nova Andradina

BATANEWS/REDAçãO ASSESSORIA


Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Nova Andradina marcou presença na programação estadual do Julho das Pretas com a participação da vice-presidente da Casa, vereadora Márcia Lobo, e dos vereadores Adelar Belo e Josenildo Ceará no evento “Vozes Negras em Movimento', realizado na noite de quarta-feira (16), na sede da OAB – subseção de Nova Andradina.

A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e contou com a presença da subsecretária estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, Vânia Lucia Baptista Duarte, que destacou o objetivo central da campanha: reafirmar o papel de protagonismo das mulheres negras sul-mato-grossenses em diversos espaços sociais e políticos.

Criada em 2019 pelo Governo do Estado, a campanha Julho das Pretas tem como referência o dia 25 de julho — data que marca o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, bem como o Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra. Em Mato Grosso do Sul, a data também é reconhecida oficialmente como o Dia Estadual da Mulher Negra , conforme a Lei 11.254/2018.

Em sua fala, Vânia Lucia ressaltou que “o Julho das Pretas é uma estratégia para dar visibilidade às lutas, existências e conquistas das mulheres negras na sociedade. Reafirmar esse protagonismo é também reafirmar a importância de ações antirracistas e antissexistas em todos os espaços'.

Nova Andradina foi uma das cinco cidades sul-mato-grossenses escolhidas para receber a programação da campanha em 2025. Para a vice-presidente da Câmara, vereadora Márcia Lobo, esse reconhecimento reforça a relevância da cidade no debate sobre igualdade racial e de gênero.

“É fundamental que ocupemos espaços de escuta, diálogo e valorização das mulheres negras, que têm uma trajetória marcada por resistência e superação. A luta por equidade precisa ser abraçada por toda a sociedade e o poder público tem papel essencial nesse processo', afirmou a parlamentar, que representou a Câmara neste evento.