Esportes
Bahia x Fortaleza: Rogério Ceni e Vojvoda fazem confronto marcado por equilíbrio e longevidade
Entre os cinco trabalhos mais longos das Séries A, B e C, Tricolores medem forças nas quartas de final da Copa do Nordeste nesta quarta-feira
BATANEWS/GE
O confronto das quartas de final da Copa do Nordeste entre Bahia e Fortaleza, marcado para as 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, coloca frente a frente dois dos trabalhos mais longevos do futebol brasileiro. E os enfrentamentos entre Rogério Ceni e Juan Pablo Vojvoda mostram também equilíbrio, ingrediente que esquenta o jogo eliminatório na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.
De acordo com o Espião Estatístico, que levanta números dos clubes das Séries A, B e C do futebol brasileiro, Vojvoda tem o terceiro trabalho mais longevo do país. Rogério Ceni é o quinto nome da lista liderada por Abel Ferreira, treinador do Palmeiras desde novembro de 2020.
Equilíbrio marca confronto
Vojvoda está no comando do Fortaleza desde maio de 2021. O primeiro encontro com Rogério Ceni aconteceu no segundo mês em solo brasileiro, em jogo que o brasileiro treinava o Flamengo e levou a melhor. A partir daquele dia foram mais seis jogos entre os treinadores, em um cenário marcado por equilíbrio.
Rogério Ceni x Juan Pablo Vojvoda:
Flamengo 2 x1 Fortaleza: primeiro turno da Série A 2021;Fortaleza 1 x 1 São Paulo: segundo turno da Série A 2021;Fortaleza 1 x 1 São Paulo: primeiro turno da Série A 2022;São Paulo 0 x 1 Fortaleza: segundo turno da da Série A 2022;Bahia 2 x 0 Fortaleza: segundo turno da Série A 2023;Bahia 1 x 0 Fortaleza: primeiro turno da Série A 2024;Fortaleza 4 x 1 Bahia: segundo turno da Série A 2024.
Em sete jogos foram dois empates, duas vitórias de Vojvoda e três de Rogério Ceni . O treinador do Bahia leva pequena vantagem, mas é justo pontuar que ele foi mandante mais vezes, cenário que vai se repetir nesta quarta-feira, quando a Fonte Nova vai ser palco do confronto eliminatório pelas quartas de final da Copa do Nordeste.
Por falar na Copa do Nordeste, o título regional está no currículo dos dois treinadores. Rogério Ceni foi campeão em 2019, com o Fortaleza, que também levantou a taça sob o comando de Vojvoda em 2022 e 2024.
Os longos trabalhos de Rogério Ceni e Vojvoda resultaram ainda em campanhas históricas no Campeonato Brasileiro. Enquanto o treinador argentino levou o Leão do Pici ao G-4 duas vezes, o técnico brasileiro colocou o Bahia no G-10 pela primeira vez na era dos pontos corridos ao fazer o time alcançar o oitavo lugar no ano passado.
Melhores campanhas na era dos pontos corridos:
Fortaleza: 4º lugar em 2021 e 2024Bahia: 8º lugar em 2024
As boas campanhas em Campeonatos Brasileiros sob os comandos de Rogério Ceni e Ruan Pablo Vojvoda colocaram Bahia e Fortaleza em competições internacionais. Enquanto o Esquadrão voltou a disputar a Libertadores depois de 34 anos, o Leão do Pici debutou no principal torneio do continente e também jogou uma final de Sul-Americana sob a batuta do argentino.
O encontro desta quarta-feira é o primeiro em 2025, ano em que os treinadores vivem momentos opostos. De um lado, Vojvoda perdeu o título estadual, começou mal o Brasileiro e chegou a ter o cargo ameaçado. Do outro, Rogério Ceni foi campeão baiano, largou bem na Série A e teve o contrato renovado até dezembro de 2027.
Mas tudo isso aconteceu há quase 30 dias, antes da pausa no calendário do futebol brasileiro. A partida na Fonte Nova vai ser a primeira das duas equipes depois de um período livre para férias e treinamentos. Um respiro que pode mudar, ou não, o roteiro de Ceni e Vojvoda nesta temporada.