Policial
Polícia Civil e Receita Federal apreendem R$ 3 milhões em produtos contrabandeados
Caminhão estava carregado com aparelhos celulares, caixas de cigarro e bebidas alcoólicas de origem estrangeira
BATANEWS/REDAçãO
Polícia Civil e Receita Federal apreenderam um caminhão que transportava carga milionária de produtos contrabandeados, na noite desta quinta-feira (27), na fronteira Brasil/Paraguai, em Ponta Porã, município localizado a 293 quilômetros de Campo Grande.
A operação foi deflagrada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON), da Polícia Civil e Grupo Regional de Vigilância e Repressão (GRVR), da Receita Federal.
Conforme apurado pela reportagem, o caminhão estava carregado com aparelhos celulares, caixas de cigarro e bebidas alcoólicas avaliados em R$ 3 milhões.
Os produtos são de origem estrangeira, não possuem nota fiscal e foram introduzidos ilegalmente no país.
O motorista, A.D.S.R., de 42 anos, foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Ponta Porã. Ele vai responder pelos crimes de contrabando e descaminho.
O caminhão e a carga foram encaminhados ao pátio da Receita Federal em Campo Grande.
De acordo com a Polícia Civil, os cigarros apreendidos serão destruídos, enquanto os demais produtos e o veículo poderão ser leiloados, doados a instituições ou incorporados ao uso público.
“A ação reforça a integração entre as forças de segurança estaduais e a Receita Federal no combate ao contrabando, especialmente em áreas estratégicas da fronteira sul-mato-grossense”, afirmou o delegado Marcos Werneck.
Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) apontam que 31 ocorrências de contrabando e 24 de descaminho foram registradas, entre 1º de janeiro e 27 de junho de 2025, em Mato Grosso do Sul.
Desse número, em relação a descaminho, 0 ocorreu em janeiro, 11 em fevereiro, 2 em março, 5 em abril, 5 em maio e 1 em junho.
Em relação ao contrabando, 2 ocorrem em janeiro, 8 em fevereiro, 4 em março, 2 em abril, 9 em maio e 5 em junho.
Credito. CorreiodoEstado