“Taxa do agro” é proposta por governo goiano

A votação está prevista para acontecer na noite de hoje (17)

BATANEWS/AGROLINK/IARA SIQUEIRA


Imagem: Divulgação

.

 O Projeto de Lei “taxa do agro” criado pelo governador reeleito de Goiás, Ronaldo Caiado, estado dando o que falar. O projeto pretende taxar o agronegócio goiano em até 1,65%. Os recursos seriam destinados a obras de infraestrutura entre outros. A votação está prevista para acontecer na noite de hoje (17).  

De acordo com o governo, a taxa seria uma alternativa a perda de aproximadamente 4 bilhões de reais ao ano com a redução do ICMS dos combustíveis. Entidades e associações agrícolas se manifestaram contra a medida. Entre elas a Federação de Agricultura do Estado de Goiás (Faen) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado (Aprosoja-GO).   

Outras entidades como a Associação Nacional da Pecuária de Corte, Sindicato Rural de Rio Verde, Ordem dos Advogados de Jataí e a Comissão de Direito Agrário do agronegócio da OAB também se manifestaram contra o projeto. Segundo o governo estadual apenas produtores de milho, soja, cana de açúcar, carnes e minérios contribuirão com a taxa, caso seja aprovado.