Policial
Dupla é condenada a 19 anos de prisão por lavar R$ 15 milhões do tráfico em MS
Ambos foram alvos da Operação Sansão, deflagrada pela Polícia Civil em janeiro do ano passado
BATANEWS/CORREIO DO ESTADO
Alvos da Operação Sansão, deflagrada pela Polícia Civil em janeiro do ano passado, Osvaldo Alves Nogueira Júnior e Luiz Eduardo Oliveira de Jesus foram condenados a 19 anos de prisão por lavar R$ 15 milhões do tráfico de drogas.
Osvaldo Alves foi estava preso preventivamente desde o ocorrido e foi condenado a 10 anos e 10 meses, enquanto Luiz Eduardo Oliveira, preso em flagrante em março de 2023, foi condenado a 9 anos e 10 meses, ambos em regime fechado. Ambas as sentenças foram publicadas no Diário Oficial da Justiça. Presa junto ao filho, a mãe de Osvaldo foi absolvida.
A dupla foi indiciada após investigação que revelou transações com “padrões típicos de ocultação de ativos ilícitos”. Com quebra de sigilo bancário e cruzamento de dados.
O juiz destacou estratégias sofisticadas, como fracionamento de valores e movimentação entre várias contas para evitar rastreamento, dupla que atuava em fases distintas do processo de lavagem de dinheiro.
Proferida recentemente, a sentença destaca que a investigação da 1ª Delegacia de Polícia de Paranaíba começou após a prisão de Luiz, que passou a ser monitorado. Após análise de milhares de transações com ajuda de inteligência artificial, a polícia identificou transferências via PIX com valores exatos, movimentações entre contas pessoais e jurídicas e uso de terceiros como intermediários.
Na decisão, o juíz citou o uso de técnicas como fracionamento e movimentações entre contas para disfarçar a origem ilícita. As transações padronizadas evidenciaram tentativa de legalizar o dinheiro do tráfico.