Brasileiros temem impactos de conflitos internacionais, diz pesquisa

Pesquisa Ipec-Ipsos revela que 72% dos entrevistados acreditam que disputas entre países afetam muito a economia do Brasil

BATANEWS/PODER360


Militares israelenses em Jabalia, no norte de Gaza

Pesquisa Ipec-Ipsos divulgada nesta 3ª feira (22.jul.2025) mostra que 72% dos brasileiros acreditam que conflitos entre nações podem afetar muito a economia do país. O levantamento foi feito entre 3 e 8 de julho com 2.000 pessoas em todo o território nacional. 

Além da preocupação econômica, 66% dos entrevistados avaliam que os conflitos também impactam fortemente as relações internacionais do Brasil. Irã e Rússia foram os países com as piores avaliações entre os entrevistados: ambos receberam 70% de opiniões desfavoráveis ou muito desfavoráveis.

A Palestina foi avaliada negativamente por 61% dos participantes e positivamente por 21%. A Ucrânia teve 53% de avaliações desfavoráveis e 32% favoráveis. Israel registrou 52% de opiniões negativas e 35% positivas.

Os Estados Unidos tiveram 49% de avaliações desfavoráveis e 37% favoráveis. Já o Irã e a Rússia receberam apenas 14% e 15% de respostas favoráveis, respectivamente.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, com índice de confiança de 95%. O levantamento foi realizado de forma presencial e buscou garantir representatividade estatística em todas as regiões do país.