Homenagem a Lula teve evangélicos em lata de conserva

Acadêmicos de Niterói teve ala que colocou “neoconservadores em conserva' e mostrou no mesmo plano, evangélicos, um fazendeiro, uma mulher rica e defensores da ditadura

BATANEWS/PODER360


Na imagem, ala da escola retrata a 'família tradicional' dentro de uma lata de conserva, em uma crítica aos 'neoconservadores', segundo a escola

A escola de samba Acadêmicos de Niterói estreou neste domingo (15.fev.2026) no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. A agremiação homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil'. 

Durante o desfile, uma das alas da escola fez uma crítica ao grupo que, segundo a agremiação, “atua fortemente em oposição a Lula, votando contra a maioria das pautas defendidas por ele, como privatizações e o fim da escala de trabalho 6 X 1”.

Essa ala foi chamada de “neoconservadores em conserva”. A fantasia era uma lata de conserva com o desenho de uma família formada por pai, mãe e duas crianças. A escola escolheu 4 representantes dos “grupos que levantam a bandeira do neoconservadorismo”: o agronegócio, uma mulher de classe alta, defensores da ditadura militar e evangélicos.

Eis a explicação da Acadêmicos de Niterói:

Assista ao vídeo (27s):