Religiosidade
Luciano Camargo sobre carreira gospel: ‘Recebi missão de Deus’
BATANEWS/REDAçãO
O cantor Luciano Camargo declarou que sua incursão na música gospel não foi apenas uma escolha artística, mas o cumprimento de um chamado espiritual. Em entrevista ao programa Viver Sertanejo, exibido pela TV Globo e apresentado por Daniel, o artista afirmou que sua decisão de gravar canções de louvor foi uma combinação entre desejo pessoal, um pedido familiar e, segundo ele, uma “ordem divina'.
“Quando eu resolvi gravar um álbum só com louvores, foi juntando uma vontade minha, com um pedido da minha mãe e uma ordem divina', disse Luciano.
Segundo o cantor, sua mãe, Helena Camargo, e sua esposa, Flávia Camargo, oraram durante anos para que ele tivesse um encontro com Cristo. Esse processo espiritual se intensificou durante a pandemia, até culminar, em 11 de junho de 2020, em sua decisão de se render a Jesus.
“Hoje, eu sei e tenho certeza de que tudo o que comecei em 2020, logo após a minha conversão, foi uma ordem divina', testemunhou.
Luciano também afirmou que compreende ter recebido um dom de Deus para cantar e levar alegria, mas reconhece uma missão maior em sua nova jornada:
“Deus me deu o dom para que eu possa cantar e levar a alegria para as pessoas, falar do amor entre as pessoas. Mas Ele me deu uma missão, que foi levar, através da minha voz, a Palavra do Senhor'.
Apesar do novo direcionamento, o cantor deixou claro que a dupla Zezé Di Camargo & Luciano continua ativa, reforçando que o trabalho no gospel é um acréscimo à sua carreira.
“Zezé de Camargo e Luciano só vai parar de existir quando os dois estiverem bem velhinhos. Porque nós nascemos para isso. Sempre tive muito apoio do Zezé para tudo', afirmou.
Durante a participação no programa, Luciano cantou músicas que marcaram sua trajetória recente no gospel, como Vai Passar, Terra Fértil e Tempo.
O episódio também contou com a presença da dupla André e Felipe, conhecidos por sua atuação na música sertaneja evangélica. Filhos de pastor, os irmãos começaram a cantar ainda na infância, na igreja, ao lado da irmã mais velha, Raquel.
Ao serem questionados por Daniel sobre o impacto da fé em suas vidas, André respondeu:
“Acreditar naquilo que não era palpável naquele momento que a gente precisava'.
Os irmãos recordaram as dificuldades enfrentadas na infância, quando moravam próximos ao rio Piracicaba, no sudeste de Minas Gerais, e precisavam caminhar 3 quilômetros até a igreja. Lá, ensaiavam, dirigiam o louvor e, muitas vezes, voltavam para casa apenas com a ajuda de carona.
“O meu pai falava: ‘Filhos, nós não temos condições, mas nós temos fé. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem’', relembrou André, citando Hebreus 11:1.
Segundo ele, os frutos vieram com oração e perseverança, mas sempre com a consciência de que é necessário fazer a própria parte:
“A fé não invalida o que a gente tem que fazer também, porque Deus faz a parte Dele, mas nós temos que fazer a nossa. […] Fé é isso, a gente ter gratidão todos os dias e reconhecer que, sem Deus, nós não somos nada'.
Luciano Camargo comentou com entusiasmo sobre a trajetória dos irmãos André e Felipe e destacou a fusão entre estilo musical e mensagem cristã:
“Eles cantam a Palavra no estilo sertanejo, isso mostra que o estilo sertanejo cabe em todos os lugares. E eu fico ouvindo eles falando da Palavra, das músicas, dos sonhos, e é muito gratificante'.
Daniel, que conduziu a entrevista com sensibilidade, encerrou a edição do programa destacando o valor espiritual do encontro:
“Esse momento se torna uma raridade para mim, porque esse lugar é especial e esse projeto também. Uma essência de fé absurda'.
Para finalizar, os cantores uniram suas vozes no louvor Raridade, de Anderson Freire. Em seguida, André dirigiu uma mensagem direta ao público, incentivando a perseverança e a descoberta do chamado individual:
“Deus tem algo especial para você. Aquilo que Deus tem reservado para a sua vida é para você — ninguém vai tomar. […] Deus vai te usar dessa forma, desse seu jeitinho, com essa sua simplicidade'.
Via: GospelPrime