Política
Câmara projeta menos barreiras e mais oportunidades para quem Empreende em Nova Andradina
Novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora foi oficializado nesta segunda-feira, dia 4 de agosto
BATANEWS/REDAçãO ASSESSORIA
Em uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (04), no auditório do Paço Municipal, o município de Nova Andradina deu início ao novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora (2025–2028), desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. A cidade passa a integrar a modalidade Excelência, a mais completa da iniciativa, voltada ao fortalecimento dos pequenos negócios, inovação e desenvolvimento sustentável.
Representada neste ato pela vice-presidente, vereadora Márcia Lobo, a Câmara reafirmou o apoio institucional às ações que promovem um ambiente de negócios mais acessível, com menos burocracia e mais oportunidades para quem empreende. Também participaram da cerimônia, os vereadores Adelar Belo, Dito Machado, Gabriela Delgado, Josenildo Ceará, Luciano Leal, Naleu da Casa Verde, Wilson Almeida e Quemuel de Alencar.
“A Câmara está comprometida em contribuir para a construção de uma cidade mais Empreendedora, com políticas públicas que valorizem os pequenos negócios e estimulem a geração de emprego e renda. Vamos seguir atuando para remover barreiras, para conseguirmos fortalecer as pequenas e médias empresas existentes e atrair novas e grandes empresas', destacou a vereadora Márcia Lobo.
Durante a reunião, foram apresentadas as agendas prioritárias, os eixos estratégicos e as próximas ações que nortearão os trabalhos ao longo dos próximos 36 meses.
O Cidade Empreendedora atua por meio de oito eixos: Lideranças Locais e Governança, Gestão Municipal, Simplificação, Sala do Empreendedor, Compras Públicas e Acesso ao Crédito, Empreendedorismo nas Escolas, Inclusão Socioprodutiva e Identidades, Vocações e Mercado.
Com a adesão ao pacote Excelência, Nova Andradina contará com um conjunto robusto de ações para qualificar sua gestão, fomentar a inovação e oferecer suporte técnico aos empreendedores locais. A iniciativa fortalece a articulação entre poder público, instituições e sociedade civil, promovendo um ambiente mais propício ao crescimento econômico.
Ao lado da Prefeitura e das demais instituições envolvidas, a Câmara Municipal reafirma seu papel como aliada do desenvolvimento, apoiando decisões que garantam mais competitividade, oportunidades e qualidade de vida para a população de Nova Andradina.