Política
Riedel embarca para a Ásia e Barbosinha assume governo do Estado
Vice-governador ocupa interinamente a chefia do Executivo pela terceira vez este ano
BATANEWS/REDAçãO
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, inicia uma missão de 12 dias na Ásia, com o intuito de atrair investimentos e promover o Estado como um polo de desenvolvimento. Durante sua ausência, o vice-governador José Carlos Barbosa, conhecido como Barbosinha, assume o comando, garantindo a continuidade das atividades administrativas.
Riedel visitará Mumbai, onde se reunirá com empresas do setor farmacêutico e industrial, e participará do Fórum LIDE. No Japão, a delegação se envolverá em atividades da Expo Osaka 2025 e se reunirá com representantes da indústria local. A viagem culminará em Singapura, com encontros com autoridades e instituições relevantes para o agronegócio.
Barbosinha reforça a confiança em manter a agenda sul-mato-grossense. 'Como das outras vezes em que ele pôde viajar, o Estado continua caminhando, sem pirotecnia, sem invenção. O Estado caminhando na normalidade, as secretarias trabalhando, todos sabendo de suas responsabilidades e o Estado seguindo em frente, com entregas de obras e realizações. Quer dizer, o governo não para. E eu acho que é muito importante esse vínculo do vice-governador com o governador e oferecer essa tranquilidade ao governador de que não há crise na transição', disse.
Esta é a terceira vez que Barbosinha assume o comando do Estado neste ano. Em janeiro, ele ficou à frente das funções administrativas do dia 2 até o dia 13, período de férias de Riedel. Entre os dias 13 e 20 de abril, Barbosinha voltou à cadeira durante a viagem de Riedel à Alemanha, para visitar o filho Rafael, que está há cerca de um ano no exterior.
Missão Ásia – A viagem começa por Mumbai, na Índia, onde Riedel deve se reunir com empresas como a ACG, da área farmacêutica, a UPL Fertilizantes e conglomerados industriais como o Tata Group, Aditya Birla (especializado em alimentos) e Mahindra, fabricante de máquinas agrícolas. Também está prevista uma audiência com o governador do Estado de Maharashtra e a participação no Fórum LIDE, evento internacional que reúne líderes empresariais e políticos.
No Japão, a delegação de Mato Grosso do Sul participará de atividades relacionadas à Expo Osaka 2025 e terá encontros com importantes representantes da indústria japonesa, como a Keidanren (Confederação Nacional da Indústria) e os grupos Sumitomo e Mitsui, ambos com histórico de investimentos no setor do agronegócio.
A última etapa do tour será em Singapura, onde Riedel se reunirá com o ministro do Comércio, Alvin Tan, e visitará instituições como a RGE, holding que controla a Bracell (empresa com operações no Estado), além da MTAS (Associação dos Importadores de Proteína Animal) e os fundos soberanos Temasek e GIC. Também estão previstas reuniões com representantes da Enterprise Singapore, agência de promoção de exportações do país.
Campo Grande News