Tereza aconselha Lula a ligar para Trump: ‘já passou da hora’

BATANEWS/INVESTIGAMS


Foto: Divulgação

A senadora Tereza Cristina (PP), integrante da comissão de senadores brasileiros que estão nos Estados Unidos em busca da solução para o tarifaço imposto por Donald Trump, defendeu o diálogo entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente americano.

A senadora usou a rede social para falar sobre a função da comissão, que tem ela e o também sul-mato-grossense, Nelsinho Trad, como integrantes. “Nossa missão é fomentar a reaproximação entre o Brasil e Estados Unidos. Não cabe ao Senado negociar, mas sim buscar o clima de entendimento para proteger os brasileiros, pois as tarifas irão prejudicar todos, sem exceção', opinou.

Na avaliação da senadora, já passou da hora do presidente Lula ligar para Trump em busca de um diálogo. “O presidente Lula deveria ligar sim para o presidente Trump. Aliás, já passou da hora. O Brasil não pode ser refém do populismo e da vaidade de quem governa', avaliou.

A comitiva enfrenta resistência de Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele também está nos Estados Unidos e confirmou ontem, em entrevista, que trabalha contra o diálogo. “porque sei que vindo deste tipo de pessoa, só haverá acordos meio termo, que não é certo e nem errado.

“Eu sei o que é certo. Não é dar 17 anos de cadeia para velhinhas. Eu quero é a liberdade destas pessoas e o meio termo é oito anos, cinco anos. Por que esses políticos nunca se expõem defendendo a liberdade destas flagrantes injustiças. O que estão fazendo para acabar com este tipo de situação ou será que é só quando atinge o bolso, talvez destes financiadores, que eles se movem', indagou.

A comissão tem Nelsinho Trad como presidente, Tereza Cristina, Jaques Wagner (PT) e Fernando Farias (MDB) como titulares; e Marcos Pontes (PL), Esperidião Amin (PP), Rogério Carvalho PT) e Carlos Viana (Podemos) como suplentes.