Justiça
STF inicia nesta segunda os interrogatórios dos membros do 'núcleo 3' da trama golpista
O grupo é formado por nove militares e um agente da Polícia Federal
BATANEWS/CARTACAPITAL
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ouve nesta segunda-feira 28 os dez réus do chamado ‘núcleo 3’ da ação que apura a tentativa de golpe de Estado para reverter o resultado das eleições de 2022. As oitivas começam às 9h, e serão feitas por videoconferência.
O núcleo 3 é composto por nove militares e um agente da Polícia Federal. Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), que apresentou denúncia contra os acusados, o grupo tentou criar uma ‘situação de caos’ para manter o então presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O núcleo 3 reuniria, de acordo com a peça acusatória, suspeitos de orquestrar um plano para assassinar Moraes, o presidente Lula (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). São eles:
Os dez são acusados dos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. As testemunhas de defesa dos dez réus foram ouvidas na última semana.
Inicialmente, o grupo tinha 12 integrantes. Entretanto, as denúncias contra dois militares, o general Nilton Diniz Rodrigues e o coronel da reserva Cleverson Ney Magalhães, foram rejeitadas pelo Supremo, que entendeu não haver indícios mínimos que justificassem a abertura de um processo criminal contra a dupla.