Política
Alckmin diz que acordo do Mercosul com a União Europeia deve ser assinado até o fim do ano
Presidente em exercício destacou a importância do acordo para o país
BATANEWS/SAFRAS NEWS
O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, começou a semana intensificando as conversas com o setor produtivo a cerca das trocas comerciais do Brasil com EUA e União Europeia.
Em reunião com representantes da Comissão do Comércio Internacional (INTA) do Parlamento Europeu, na segunda-feira (21), Alckmin reforçou a expectativa de que a assinatura do Acordo Mercosul-União Europeia ocorra no final de 2025.
Esse acordo é extremamente importante do ponto de vista econômico, empresarial, de investimentos, comércio e do ponto de vista geopolítico. É uma mensagem muito forte de apreço pela democracia, pela paz, pelo livre comércio, pelo multilateralismo e pela sustentabilidade, inclui também o tema do meio ambiente, ressaltou o ministro, no começo da noite, após as reuniões.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Ao longo do dia, Alckmin deu seguimento à série de reuniões com o setor produtivo com o objetivo de reverter a tarifa de 50% imposta pelos EUA ao Brasil. No âmbito do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, Alckmin pediu apoio de representantes da Câmara Brasileira de Economia Digital (Câmara-e.net), que reúne representantes de Big Techs, como Meta, Google, Visa e Apple, no diálogo com seus parceiros nos Estados Unidos.
De acordo com o ministro, a reunião marca o início de um bom diálogo com empresas de tecnologia.