Política
Cresce a rejeição à política de Trump contra imigração, diz pesquisa
Levantamento mostra que 51% desaprovam o programa do governo Trump para deportar imigrantes em situação irregular; em junho, percentual era de 46%
BATANEWS/PODER360
Pesquisa realizada pela emissora CBS News e pela empresa YouGov mostra que o apoio ao programa de imigração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano) diminuiu nos últimos meses. A maioria disse acreditar que o governo não está priorizando criminosos nas deportações e está deportando mais pessoas do que se esperava.
A medida perdeu apoio desde o último levantamento, feito em junho. No mês passado, 54% dos entrevistados disseram aprovar o programa para deportar imigrantes em situação irregular. Já 46% desaprovavam. Na pesquisa de julho, 49% dos entrevistados disseram aprovar e 51% declararam desaprovar.
A grande maioria (91%) dos republicanos disseram aprovar a deportação de imigrantes que estão no país de forma irregular. A aprovação cai para 14% entre os democratas.
A pesquisa foi realizada de 16 a 18 de julho de 2025. Foram entrevistadas 2.343 pessoas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. Eis a íntegra, em inglês (PDF – 274 kB).
A mudança na percepção de parte dos norte-americanos se dá porque muitos consideram que o governo não está priorizando a deportação de criminosos perigosos.
Mais da metade (56%) declarou que a gestão Trump está dando prioridade à deportação de pessoas que não são criminosos perigosos. Em junho, essa era a opinião de 47% dos entrevistados.
Já 58% dos entrevistados disseram ser contra a forma como o governo está usando as instalações de detenção para imigrantes.
Mais da metade (60%) disse ser contra as medidas recentes de Trump de impor tarifas a diversos países –entre eles, o Brasil. Para 61%, o governo está se concentrando mais do que deveria na taxação.
Em contrapartida, 70% declararam que Trump não está suficientemente focado em baixar os preços dos produtos no mercado norte-americano.
Subiu o número de pessoas descontentes com a forma como Trump lida com a inflação nos Estados Unidos. Em junho, 61% desaprovavam e 39% aprovavam as ações do presidente norte-americano sobre o tema. Em julho, os percentuais são de 64% e 36%, respectivamente.
Para 68% dos entrevistados, o Fed (Federal Reserve) deveria tomar suas decisões de forma independente de Trump.
Questionados sobre o “One Big Beautiful Bill' (“Grande e lindo projeto de lei', em tradução livre), o pacote fiscal proposto por Trump e aprovado pelo Congresso, 60% afirmaram que a população pobre será a mais prejudicada.
Já 50% responderam que a classe média é a que mais vai sofrer as consequências das mudanças. Apenas 7% apontam os mais ricos como os mais prejudicados.
A aprovação de Trump vem caindo de forma constante desde fevereiro, quando a CBS iniciou as pesquisas de opinião do 2º mandato do republicano.
Em fevereiro, 53% aprovavam o governo Trump. Esse percentual caiu para 47% em abril, 45% em junho e agora está em 42%.