Efeito Neymar: aproveitamento do Santos triplica com o camisa 10

Peixe ganhou 60% dos pontos com a presença do craque; sem ele, desempenho cai para 20%

BATANEWS/GE


Foto: Divulgação

Neymar fez o melhor jogo desde a chegada ao Santos na quarta-feira passada, quando decidiu diante do então líder Flamengo e anotou o único gol na vitória por 1 a 0, na Vila Belmiro. Porém, antes mesmo do brilho individual, a presença do craque impacta diretamente na campanha neste Brasileirão.

Basta Neymar estar em campo para o Peixe triplicar o aproveitamento na Série A em 2025.

O craque disputou apenas cinco jogos, nos quais o time somou três vitórias (Atlético-MG, Vitória e Flamengo) e duas derrotas (Fluminense e Botafogo). O aproveitamento é de 60% dos pontos.

Mais sobre o Santos: + Neymar defende Danilo após ofensa de torcedor do Santos + Confira como foi a reapresentação do time após a vitória + Clube anuncia a rescisão de contrato com o atacante Furch

Sem o meia-atacante, o Peixe ganha pouco mais de 20% dos pontos. Foram cinco derrotas, dois empates e apenas uma vitória, diante do Fortaleza, no compromisso que antecedeu a pausa para a Copa do Mundo de Clubes. Neymar não jogou porque havia sido expulso no jogo anterior, contra o Botafogo.

O baixo aproveitamento sem o craque ajuda a explicar a pressão vivida pelo clube, que ainda se vê próximo da zona do rebaixamento. O time de Cleber Xavier soma 14 pontos, apenas dois acima do Vitória, primeiro time do Z-4.

Portanto, a partir do embalo criado pelo resultado de quarta-feira, o desafio da comissão técnica e do próprio Neymar é engatar uma sequência de partidas, ainda mais na reta final deste mês de julho. O Santos vai encarar uma sequência de três partidas no período de uma semana.

No sábado, às 18h30 (de Brasília), o Peixe viaja até o interior paulista para duelar contra o Mirassol, no estádio Maião. Três dias depois, Neymar e companhia retornam à Vila Belmiro para o jogo contra o Internacional.

Já no dia 26, o compromisso será em Recife diante do Sport, lanterna da Série A e ainda sem vitórias na competição.

O clube, diante da sequência, tomará cuidados e evitará expor o craque ao acúmulo "desnecessário" de minutos, embora os números registrem um aproveitamento muito superior com a presença do camisa 10.

Neymar será avaliado no dia a dia e pode ser preservado, caso corra o mínimo risco de lesão. No fim de semana, porém, a expectativa é de que o meia-atacante consiga engatar o terceiro jogo consecutivo após se destacar no amistoso contra a Desportiva Ferroviária e diante do Flamengo.