Dia do Homem no Brasil: origem e curiosidades sobre a data

Celebração ocorre no dia 15 de julho

BATANEWS/FOLHA


Idoso durante consulta (Divulgação/iStock)

Na terça-feira, dia 15 de julho, foi comemorado o Dia do Homem. A data foi criada em 1992 pela Ordem Nacional dos Escritores, como uma forma de conscientização para os cuidados da saúde masculina. Atualmente, o dia é aproveitado por empresas, instituições e órgãos públicos para promoverem campanhas sobre a importância do acompanhamento médico e do autocuidado.

É importante salientar que a data não é reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e não tem nenhuma ligação com o Dia Internacional da Mulher, que é celebrado no dia 8 de março e surgiu de uma reivindicação das mulheres por direitos trabalhistas.

Internacionalmente o Dia do Homem é comemorado em 19 de novembro. Existem duas versões para a criação desta data, uma delas diz que a data foi instituída pelo governo de Mikhail Gorbachev, na então União Soviética, para homenagear grandes figuras masculinas da história do país. Uma outra versão afirma que a data foi uma proposta do médico Jerome Teelucksingh, de Trinidad e Tobago, à Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999 e chegou a receber apoio escrito de funcionários da Unesco.

Com o passar dos anos, diversas campanhas foram criadas para conscientizar sobre os cuidados com a saúde masculina, a principal delas é a “Novembro Azul”, que alerta sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

Alguns dos exames mais importantes para homens:
Exames de Sangue e Urina (Anual para Adultos);
Exame de Próstata (a partir dos 40-50 anos);

Exames Cardiovasculares (a partir dos 40 anos ou antes, se houver fatores de risco);
Colonoscopia (a partir dos 50 anos ou antes, se houver histórico familiar);
Exames para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs): Recomendados anualmente para homens com vida sexual ativa, ou sempre que houver risco.
Além dos exames, é fundamental que a pessoa mantenha um estilo de vida saudável, com a inclusão de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.