Esportes
Fla reencontra Neymar após 12 anos; entenda por que clube não tentou contratá-lo depois do flerte
Diretoria debateu possibilidade de ir atrás do craque em janeiro, antes de acerto com o Santos
BATANEWS/GE
Oi, sumido! Nesta quarta-feira, o Flamengo volta a encontrar Neymar em campo depois de 12 anos: o Rubro-Negro visita o Santos às 20h (de Brasília) na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas, fora das quatro linhas, clube e craque até que se viram e flertaram bastante ao longo da última década (clique aqui e veja linha do tempo do flerte).
De um lado, Neymar nunca escondeu a vontade de jogar no Rubro-Negro. Do outro, o Flamengo nunca esteve tão bem financeiramente como atualmente. Então por que esse namoro nunca virou casamento, ao menos até agora? Em Janeiro, quando o craque rescindiu o contrato com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, e ficou livre no mercado, o clube cogitou a possibilidade, antes de ele ir para o Santos .
Entre a rescisão no Al-Hilal e o anúncio do Santos, foram só quatro dias, e não houve negociação com o Flamengo. Mas como na época o cenário já se desenhava para o craque ficar livre no mercado antes mesmo de acontecer, houve o debate no clube: valeria tentar a contratação naquele momento? Após muito refletir, a decisão do departamento de futebol foi que não.
O técnico Filipe Luís e o diretor executivo de futebol José Boto levantaram prós e contras. De um lado, a qualidade indiscutível de um craque; a visibilidade internacional e diversas frentes de marketing; a opção de ter um escudo em campo para todas as horas... Do outro, a dúvida sobre sua condição física (tinha disputado só 15 jogos em dois anos e vinha de grave lesão de ruptura de ligamento no joelho); a ideia de o jogador de fazer um contrato curto, de apenas seis meses; o salário muito acima do atual teto do elenco (antes da renovação, ele recebia R$ 4,1 milhões na carteira de trabalho no Santos).
A idade não seria problema, já que Neymar estava prestes a completar 33 anos, assim como o recém-contratado Jorginho. Filipe Luís e Boto também consultaram Jorge Jesus, que treinou Neymar no Al-Hilal, e por fim não se empolgaram em abrir uma negociação. Nem em janeiro e nem em junho, na janela extra para a Copa do Mundo de Clubes. Na época, o diretor de futebol disse que era contra a contratação de um jogador, seja qual fosse, só para disputar um torneio:
— Não podemos pensar exclusivamente numa competição que é mais difícil e que dura um mês. Não podemos pensar nisso. A questão de trazer um jogador só para o Mundial não passou pela nossa cabeça. Por vários motivos. Faria mais mal do que bem para a equipe. É a minha análise e a do treinador — afirmou Boto em entrevista coletiva no dia 12 de junho, garantindo que não teve uma aproximação com Neymar:
Da minha parte, não.
No início do ano, em entrevista a Romário, Neymar chegou a dizer que optar por Santos ou Flamengo era escolher entre coração e razão. Mas desde que surgiu a possibilidade de retornar ao Brasil, ele teve conversas com sua família e, principalmente, com seu pai sobre qual o melhor destino. E o consenso foi o Peixe. O craque entendeu que voltar "para casa" era a escolha mais sensata para sua carreira, para ser abraçado pelo torcedor santista e voltar a ganhar ritmo de jogo, minutagem e alegria.
Flamengo em vantagem contra Neymar
Ao falar em Neymar contra o Flamengo, é impossível não lembrar daquele histórico 5 a 4 de 2011 na Vila Belmiro, no duelo de craques com Ronaldinho Gaúcho. O Rubro-Negro levou a melhor na época, mas não só naquela ocasião.
Neymar já fez quatro gols e deu uma assistência contra o Flamengo, mas ao todo o Rubro-Negro o enfrentou seis vezes e soma duas vitórias, três empates e só uma derrota. Em 2013, o último encontro entre eles marcou a despedida do craque antes de ir para o Barcelona (veja no vídeo acima).
Flamengo x Neymar:
Santos 1 x 2 Flamengo (2009)Santos 0 x 0 Flamengo (2010)Santos 4 x 5 Flamengo (2011)Flamengo 1 x 1 Santos (2011)Santos 2 x 0 Flamengo (2012)Santos 0 x 0 Flamengo (2013)