Batayporã: Departamento de Meio Ambiente e Polícia Militar Ambiental resgatam tamanduá-bandeira ferido

BATANEWS/REDAçãO


Foto: Pedro Almeida

O Departamento de Meio Ambiente de Batayporã, sob a direção de Claudir da Rocha Moraes e assessoria de Pedro Almeida, foi acionado na manhã desta sexta-feira (4) para socorrer um tamanduá-bandeira que se encontrava ferido na zona rural do município, na região do Assentamento Mercedina.

Ao chegarem ao local, Claudir e Pedro constataram a gravidade da situação e acionaram imediatamente a Polícia Militar Ambiental de Batayporã, que atendeu prontamente à ocorrência. Estiveram no local o comandante da PMA, Subtenente Cáceres, e o 1º Sargento Santana, que realizaram o resgate do animal.

Nossa reportagem esteve no local e constatou que o ferimento era grave, impossibilitando o tamanduá de se locomover. A suspeita é de que o animal tenha sido atingido por um golpe de facão ou foice. O autor da agressão é desconhecido.

Após o resgate, o tamanduá foi transportado até a sede do município e, em seguida, encaminhado para receber cuidados especializados de um médico veterinário.

Segundo Claudir, o Departamento de Meio Ambiente de Batayporã vem atuando de forma intensiva em parceria com a Polícia Militar Ambiental. "Várias ações são desenvolvidas em conjunto, mas resgates como esse exigem conhecimento técnico e habilidades específicas, por isso acionamos imediatamente os militares", afirmou.

A ação conjunta reforça o compromisso das autoridades locais com a proteção da fauna silvestre e com o atendimento rápido e eficaz a animais em situação de risco.

 

Foto do tamandua ferido.