Pix automático: entenda como funciona e quais as vantagens

BATANEWS/REDAçãO CAMILA CREPALDI


Foto: Divulgação

Desde o dia 16 de junho desse ano, está em vigor o Pix Automático, lançado pelo Banco Central. A ferramenta é voltada ao pagamento periódico automatizado de contas e serviços, como água, luz, mensalidades, academias e assinaturas, por meio de autorização prévia do usuário.

Ao contrário dos boletos, que exigem o envio manual e o pagamento mensal pelo consumidor, e dos cartões de crédito, que impõem taxas mais altas e dependem de limite disponível, o Pix Automático permite que o usuário autorize uma única vez a cobrança periódica diretamente da sua conta bancária, sem custo adicional para pessoas físicas. Isso garante praticidade, agilidade e reduz a chance de esquecimentos ou atrasos nos pagamentos.

Isa Maria Formaggio Marques, coordenadora do curso de Administração da Faculdade Anhanguera lembra que o benefício não chegou para favorecer apenas consumidores, mas empresas também. “Para os usuários, há mais controle financeiro, pois é possível visualizar e cancelar autorizações a qualquer momento, além de contar com segurança reforçada, como autenticação e limites por dispositivo. Já os prestadores de serviço ganham previsibilidade no recebimento e redução de inadimplência, sem precisar firmar convênios com bancos ou arcar com taxas altas como ocorre no débito automático tradicional”, esclarece.

Como funciona?

Após autorização única via app ou QR Code, o sistema debita automaticamente o valor das faturas com periodicidade determinada (semanal, mensal etc.).
O débito só ocorre se houver saldo suficiente; falhas geram até quatro novas tentativas, conforme protocolos do Banco Central.
Será gratuito para pessoas físicas; empresas poderão ser tarifadas pelo recebimento.
 Qual o público-alvo

Consumidores sem cartão de crédito terão acesso facilitado a pagamentos recorrentes.
Pequenas empresas e prestadores de serviços se beneficiam com custos menores e menos inadimplência, já que elimina burocracia de convênios e boletos.
 Quanto a limite e segurança da transação, Isa Formaggio explica: “Transações via dispositivo não cadastrado ficam limitadas a R$200 por operação, com máximo de R$1000 por dia. Dispositivos antigos permanecem sem limitação, desde que cadastrados anteriormente. Aos bancos, permanecem a obrigatoriedade de alguns recursos de segurança, tais como sistemas antifraude compatíveis com Banco Central, análise semestral de riscos e alertas claros para usuários”, alerta.

Diante de fraudes ou golpes financeiros, a especialista salienta que é preciso notificar imediatamente o banco envolvido, já que a instituição pode aplicar o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que bloqueia recursos e avalia a notificação com prazo de até 7 dias. “Registre boletim de ocorrência, simulando prova oficial do golpe e utilize notificações bancárias e mantenha logs; isso ajuda na contestação”, finaliza.

Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.