Governador Riedel participa do GAFFFF 2025 e destaca protagonismo de MS no agro sustentável

Governador foi um dos palestrantes do painel 'Governadores do Agro' e destacou as ações tomadas pelo Estado

BATANEWS-REDACãO


O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou na manhã desta quinta-feira (5), em São Paulo, da cerimônia de abertura do Global Agribusiness Festival – GAFFFF 2025. O evento reúne líderes, especialistas e autoridades do setor para discutir os principais desafios do agronegócio global e explorar soluções inovadoras e sustentáveis.

Riedel foi um dos destaques do painel “Governadores do Agro”, onde apresentou as ações concretas que transformaram Mato Grosso do Sul em uma referência nacional e internacional de agricultura moderna, sustentável e competitiva.

“Quando cheguei a Mato Grosso do Sul, não havia pavimentação e muito menos saneamento. Hoje, estamos perto de atingir a plenitude de ruas pavimentadas e seremos o primeiro estado do Brasil – antes mesmo de São Paulo – a universalizar o saneamento básico nos 79 municípios. Temos escolas em tempo integral e uma rede de saúde estruturada. E quem ajudou a fazer tudo isso foi o agro brasileiro, que transformou o interior deste país”, afirmou o governador.

Riedel destacou ainda o impacto positivo do setor na transformação socioeconômica do Estado e do país: “O agro é responsável por uma transformação nos últimos 40 anos que poucos lugares do mundo testemunharam. No Dia Mundial do Meio Ambiente, não precisamos ter receio de debater nossa história em qualquer fórum global. O agronegócio é a atividade produtiva com o melhor balanço de carbono em todas as suas cadeias.”

Na ocasião, o governador também relembrou o Fórum LIDE COP30, realizado nos dias 29 e 30 de maio, em Bonito (MS). O evento serviu como preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) e resultou na assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), com o objetivo de tornar as pequenas e médias empresas mais sustentáveis.

“O Mato Grosso do Sul vai chegar em 2030 com 100% das suas emissões neutralizadas. Estamos trilhando o caminho para nos tornarmos um estado carbono neutro. Nossa agenda de infraestrutura abrange todos os modais – aéreo, rodoviário, ferroviário e hidroviário. Contamos com os rios Paraguai e Paraná ladeando nosso território. Isso representa uma enorme vantagem logística para o desenvolvimento sustentável”, concluiu Riedel.