Agronegócios
Após dois anos, governo federal revoga resolução que impedia financiamento em áreas embargadas
Condicionada ao cumprimento de alguns requisitos por parte dos produtores, que podem realizado o financiamento, possibilitando o plantio. Compartilhe: Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
BATANEWS/O PRESENTE RURAL
Antes, o impedimento criava restrições independentemente do tamanho da área embargada, prejudicando o financiamento e o desenvolvimento da atividade rural em todo imóvel.
Agora, a restrição está limitada à área embargada, mas condicionada ao cumprimento de alguns requisitos por parte dos produtores, que podem realizado o financiamento, possibilitando o plantio.
Nos últimos anos, até a mudança na legislação, o Sistema Faep atuou junto aos órgãos envolvidos. A entidade encaminhou ofícios ao Banco Central, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ministério da Fazenda, BNDES, Ministério do Planejamento e Orçamento e à Frente Parlamentar da Agricultura (FPA).
Além disso, técnicos do Sistema Faep participaram de reuniões com a CNA, o IPA (Instituto Pensar Agro) e demais entidades do setor agropecuário nacional, e até mesmo uma visita ao Banco Central, destacando os impactos das restrições à produção nacional, em especial a produção do Paraná, segundo maior produtor de grãos do país.
“Essa decisão é fundamental para os nossos produtores rurais, ainda mais diante do cenário atual, com alta dos custos de produção. Com a possibilidade da tomada de financiamento, nossos agricultores e pecuaristas poderão planejar a safra', destaca o presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette. “Há tempos estamos atuando para reverter essa situação, que prejudicava nossos produtores', complementa.