Economia
Câmara de Comércio dos EUA vê 'precedente preocupante' em tarifaço contra o Brasil e pede negociação
A entidade publicou uma nota conjunta com a Câmara Americana de Comércio para o Brasil
BATANEWS/CARTACAPITAL
A Câmara de Comércio dos Estados Unidos se manifestou contra o tarifaço anunciado por Donald Trump contra o Brasil e avaliou que a medida abre um “precedente preocupante'. Em nota conjunta com a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), a entidade pediu negociações entre os governos.
A manifestação é contundente. A Câmara de Comércio é a principal entidade de lobby nos EUA, onde a prática é regulamentada. A entidade se apresenta como “a maior organização empresarial do mundo'.
“As tarifas propostas, de 50%, impactariam produtos essenciais para as cadeias de abastecimento e os consumidores, aumentando custos internos e reduzindo a competitividade de algumas indústrias fundamentais para os EUA“, diz o texto, publicado nesta terça-feira 15.
A nota conjunta lembra que os EUA destinam 60 bilhões de dólares (330 bilhões de reais) em bens e serviços ao Brasil todos os anos e que as novas tarifas, se forem efetivadas em 1º de agosto, podem dificultar esse cenário.
Câmara de Comércio dos EUA e Amcham Brasil pedem negociações entre EUA e Brasil
A Câmara de Comércio dos Estados Unidos e a Amcham Brasil pedem que os governos dos EUA e do Brasil iniciem negociações de alto nível para evitar a implementação de tarifas prejudiciais. A imposição das medidas anunciadas em resposta a tensões políticas mais amplas pode causar danos reais a uma das mais importantes relações econômicas dos Estados Unidos, criando um precedente preocupante. As tarifas propostas, de 50%, impactariam produtos essenciais para as cadeias de abastecimento e os consumidores, aumentando custos internos e reduzindo a competitividade de algumas indústrias fundamentais para os EUA.
Mais de 6.500 pequenos negócios nos EUA dependem de produtos importados do Brasil; enquanto 3.900 empresas dos Estados Unidos investem no País. O Brasil é um dos 10 principais mercados para exportações dos EUA, sendo destino de cerca de 60 bilhões de dólares entre bens e serviços dos Estados Unidos todos os anos.
Uma relação comercial estável e produtiva entre as duas maiores economias do hemisfério traz benefícios para os consumidores e garante empregos e prosperidade mútua. A Câmara de Comércio dos EUA e a Amcham Brasil estão prontas para apoiar os esforços que conduzam a uma solução negociada, pragmática e construtiva, que evite uma escalada e garanta a continuidade de um comércio benéfico para os dois lados.