Esportes
Entenda por que Willian Arão não deve estrear pelo Santos contra o Flamengo, pelo Brasileirão
Volante não entra em campo desde abril e teve dois meses de férias antes de acerto com o Peixe
BATANEWS/GE
Wilian Arão ainda não deverá fazer a estreia pelo Santos no duelo contra o Flamengo, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os times se enfrentam na quarta-feira, às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro.
O técnico Cleber Xavier não tem pressa para poder escalar o reforço santista, que chegou na janela de transferências aberta neste mês. A visão é que o volante será utilizado quando tiver em melhores condições físicas e já adaptado, sem queimar etapas e sem correr riscos de lesão.
Hoje, os titulares do Peixe no meio de campo são Tomás Rincón e Zé Rafael. O treinador santista ainda tem como opções João Schmidt, Diego Pituca, Hyan e Gabriel Bontempo, além do próprio Arão. Isso tranquiliza Xavier para poder contar com o atleta no momento correto.
Mais sobre o Santos: + JP Chermont vive nova realidade no Santos e tenta retomar espaço + Santos e São Paulo fecham acordo para jogos na Vila Belmiro e Morumbis
Pesa neste momento a falta de ritmo. A última vez que Willian Arão entrou em campo foi em abril, quando jogou nos minutos finais do duelo do Panathinaikos contra o PAOK, pelo playoff do campeonato grego. Ele não atua por 45 minutos ou mais desde o fim de março, quando esteve em campo por cerca de 65 minutos contra o Olympiacos, também pela competição nacional.
O próprio volante explicou, quando foi apresentado, que havia passado as últimas temporadas no futebol europeu sem ter férias. Por isso, após entrar em acordo com o Panathinaikos, ele aproveitou para descansar entre maio e a chegada ao Santos.
Nesse período, Arão seguiu cuidando da parte física, mas com exercícios físicos em casa, sem o dia a dia do clube. No Santos, ele retomou a rotina mais intensa de atleta, mas ainda precisa de tempo para ter o melhor condicionamento físico.
Eu preciso de tempo. Fazia três anos que não tirava férias. Tive recessos, desde quando saí do Flamengo, de 10 dias. Agora foi a primeira vez que tirei férias. Eu descansei porque precisava. Agora é questão de recondicionamento. Pegar ritmo de treinamento, conhecer os companheiros. Aí estarei pronto para ajudar o Santos – comentou volante.
Em caso de necessidade, Arão chegou a dizer que estaria à disposição, mesmo sem estar 100%. No entanto, a intenção do Peixe é dar o tempo necessário para o volante.
A situação de Arão é diferente da enfrentada, por exemplo, pelo lateral-direito Igor Vinicius, outro reforço santista nesta janela. O jogador já vinha treinando no São Paulo e até pode atuar por 40 minutos no amistoso da última quinta-feira, contra a Desportiva Ferroviária.
A expectativa é que ele seja relacionado para o confronto contra o Flamengo.