Técnicos do TCU veem indício de irregularidade em viagem de Eduardo Bolsonaro aos EUA

Cabe ao ministro relator, Benjamin Zymler, decidir se envia ou não o processo à Mesa Diretora e à Unidade de Controle Interno da Câmara

BATANEWS/CARTACAPITAL


Deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou indícios de irregularidades no uso de dinheiro público na viagem do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aos Estados Unidos. O parecer foi enviado e validado nesta sexta-feira 11 pela diretoria voltada à fiscalização do Poder Legislativo.

O pronunciamento da área técnica diz que relatório disponível no Portal da Transparência comprova a ausência do parlamentar em pelo menos cinco sessões em 2025, mas apenas uma falta foi justificada. Essas faltas não justificadas não teriam sido descontadas do parlamentar.

O contexto da viagem aos EUA, que já está na mira do Supremo Tribunal Federal, indica, para os técnicos, a necessidade de apuração

O parecer foi elaborado a pedido do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), sob o argumento de que Eduardo estaria nos EUA promovendo articulações políticas contra a soberania nacional brasileira.

Agora, cabe ao ministro relator, Benjamin Zymler decidir se envia ou não o processo à Mesa Diretora e à Unidade de Controle Interno da Câmara.