Esportes
Quem é Léo Linck? Saiba mais sobre o novo goleiro do Botafogo, ex-Athletico
Goleiro desembarcou no Rio de Janeiro nesta quinta-feira para assinar com o Alvinegro, preenchendo vaga deixada por Gatito Fernández
BATANEWS/ GE
Léo Linck desembarcou nesta quinta-feira no Rio de Janeiro para fechar com o Botafogo. Vindo do Athletico-PR, o goleiro ocupa a vaga deixada no Alvinegro por Gatito Fernández, que seguiu para o Cerro Porteño (PAR). E tem toda a sua história, até hoje, atrelada ao Furacão. Saiba mais sobre o novo arqueiro alvinegro.
O goleiro de 23 anos chegou ao Athletico em 2015, ainda com 14 anos. Depois de passar pelas categorias de base no Furacão, teve sua primeira grande oportunidade em 2022, com o time de aspirantes, na disputa do Campeonato Paranaense.
No ano seguinte, disputou sete partidas pelo time profissional do Athletico, com direito a uma defesa em pênalti de Endrick, então no Palmeiras, em duelo do Brasileirão. Sua minutagem só passou a crescer de forma constante, entretanto, em 2024 - quando assumiu de vez o posto de titular debaixo das traves do Furacão.
Após a saída de Bento para o Al-Nassr, da Arábia Saudita, Léo Linck disputou 26 jogos pelo Athletico-PR. Depois, acabou perdendo a vaga para Mycael.
Léo Linck mostrou potencial nas primeiras oportunidades e ganhou a confiança do torcedor para substituir Bento, mas acabou cometendo algumas falhas pontuais e foi sacado pelo então técnico Martín Varini, pouco antes do jogo decisivo com o Vasco, pela Copa do Brasil — explica Rodrigo Saviani, que acompanha o Athletico no ge, acrescentando:
— Não teve uma nova chance para se redimir. Ele até demonstrava interesse em ficar no Athletico, até por toda a identificação que tem, mas acredito que a mudança para o Botafogo, com novos ares, pode ajudar em uma retomada.
Agora em solo carioca, Léo Linck deve ser o primeiro reforço anunciado oficialmente pelo Alvinegro.
Léo chega para ocupar uma lacuna entre os goleiros do clube, que precisa de alguém que possa fazer sombra ao titular John, depois da saída de Gatito Fernández. Mas terá a concorrência de Raul, que tem sido titular no Campeonato Carioca. Apesar da contestada estreia, quando falhou nos gols do Maricá na derrota por 2 a 1, Raul teve boa participação contra a Portuguesa, na última terça-feira (14).
- (Léo) Precisa melhorar esse fator mental, é muito intenso e explosivo. Tecnicamente não tem nenhum ponto claro a ser lapidado, parece ser mais o caso de conter emoção e não se abalar com erros - concluiu Saviani.