Seguro-desemprego: saiba o que mudou, valores e requisitos

Tabela de faixas salariais, utilizada para calcular o valor da parcela, foi corrigida em 4,77%, acompanhando o INPC

BATANEWS/VEJA


Rapaz segura carteira de trabalho na fila de pessoas que procuram emprego no Centro de Solidariedade ao Trabalhador da Força Sindical (Agência Estado/VEJA)

O seguro-desemprego, importante auxílio para quem perdeu o emprego sem justa causa, passou por um reajuste a partir deste domingo, 11. A tabela de faixas salariais, utilizada para calcular o valor da parcela, foi corrigida em 4,77%, acompanhando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2024.

Com essa atualização, o teto do benefício subiu de 2.313,74 reais para 2.424,11 reais, representando um aumento de 110,37 reais. O valor mínimo, por sua vez, acompanhou a variação do salário mínimo, passando de 1.412 reais para 1.518 reais. Tanto quem já recebe o seguro-desemprego quanto quem irá solicitar o benefício a partir de agora serão contemplados com os novos valores.

O cálculo da parcela leva em consideração a média dos três últimos salários do trabalhador antes da demissão. Veja como fica o benefício após o reajuste das faixas salariais:

É importante ressaltar que o trabalhador não pode ter outro vínculo empregatício ativo. O prazo para solicitar o seguro-desemprego varia entre o 7º e o 120º dia após a demissão para trabalhadores formais, e entre o 7º e o 90º dia para empregados domésticos. O benefício pode ser solicitado através do Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego.