Cotidiano
Veja como fica a tabela do Imposto de Renda 2024
Governo ampliou isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
BATANEWS/DO R7
O governo determinou o aumento da faixa de isenção da cobrança do Imposto de Renda dos cidadãos brasileiros. A Medida Provisória com o novo valor já está valendo. A partir de agora, quem possui uma remuneração mensal de até R$ 2.824,00 (dois salários mínimos) não precisará pagar o imposto. O Jornal da Record mostra como fica a tabela do Imposto de Renda 2024. Veja!
A nova tabela de IRPF, que entra em vigor a partir da publicação da MP, isenta do imposto cerca de 15,8 milhões de brasileiros. A medida vale para empregados, autônomos, aposentados, pensionistas e outras pessoas físicas que recebem até o teto do valor de isenção.
O limite máximo da alíquota zero da nova tabela é de R$ 2.259,20. O contribuinte que recebe até dois salários mínimos será beneficiado com a isenção já que, dessa renda, se diminui o desconto simplificado, de R$ 564,80. O desconto é opcional, o que não prejudica quem tem direito a descontos maiores pela legislação atual (previdência, dependentes).
Sendo assim, confira a tabela progressiva mensal do IR, a partir de fevereiro de 2024: Isenção de IR: até R$ 2.259,20; de R$ 2.259,20 a R$ 2.824,00 (desconto de R$ 564,80) Alíquota de 7,5%: 2.259,21 até R$ 2.826,65 (sem desconto simplificado) Alíquota de 15%: 2.826,66 até R$ 3.751,05 Alíquota de 22,5%: R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68 Alíquota de 27,5%: Acima de R$ 4.664,68 Fonte: Ministério da Fazenda, R7 e ND Mais.
Pressfoto / Freepik







