Safra de cana do Centro-Sul deve crescer em 2023/24

BRASILAGRO


Safra de cana do Centro-Sul deve crescer em 2023/24

COLHEITA CANA Neide Makiko Embrapa.jpg

Segundo a consultoria StoneX, a recuperação na produtividadedoscanaviais do Centro-Sul em 2023/24 tendea continuar, com altade4,2% ante 2022/23;

A moagemdecana–de-açúcar do Centro-Sul do Brasil em 2023/24 (abril/março) foi estimada em 583,2 milhõesdetoneladas, aumentode4,6% ante a temporada anterior, à medida que o setor mantém uma recuperaçãodeprodutividades e aumentará ligeiramente a área plantada,deacordo com a primeira avaliação da consultoria StoneX sobre a próxima temporada.

“Após enfrentar um período grandedeseca edefortes geadas durante o ciclo 2021/22, o setor sucroenergético vemdemonstrando sinaisderecuperação nestasafra2022/23, edeve permanecer sustentando esse otimismo na próxima temporada, que se iniciará em abrilde2023″, disse a consultoria.

“Até o momento, os modelos climáticos apontam para um volumedeprecipitações mais próximas da normalidade, com exceção dos EstadosdeMinas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que possuem expectativadechuvas acima do normal”, acrescentou um relatório.

Segundo a StoneX, a recuperação na produtividadedoscanaviais do Centro-Sul em 2023/24 tendea continuar, com altade4,2% ante 2022/23 — ainda quedemodo preliminar, a consultoria projeta que o TCH (ToneladadeCanapor Hectare) em 75,5.

A áreacanavieira tambémdeve observar leve recuperação das perdas projetadas para 2022/23, quando o plantio foi o menor em maisdeuma décadadevido à concorrência com soja e milho, segundo dados da estatal Conab.

“Embora a rentabilidadeelevada dasdemais culturas como a soja e o milho mantenha uma competitividadeelevada com oscanaviais em algumas regiões, a conjuntura para o setor sucroenergético se mostra favorável para a ampliação dos investimentos na produção”, disse a StoneX.

A consultoria projetou crescimento anualde1,0% na área, para 7,78 milhõesdehectares.

Safra atual

A moagemdecanado Centro-Sul do Brasil em 2022/23 foi estimada em 557,5 milhõesdetoneladas, estável ante a previsão divulgada em julho, que já apontava aumentode6,6% ante a temporada anterior, segundo dados da StoneX.

A manutenção foi feita adespeitodea moagem estar mais baixa na comparação anual, já com asafrachegando na metade.

“Apesardesse recuo na moagem ter sido evidenciadodesdeo início dasafra, como consequência da estratégia adotada pelas usinasdeatrasar o início da colheita para recuperar a produtividadedoscanaviais, a diferença vem diminuindo quinzena a quinzena,devendo inverter o cenário na segunda quinzenadeoutubro”, disse.

Dessa forma, a produçãodeaçúcar do Centro-Sul do Brasil 2022/23 foi estimada em 33,3 milhõesdetoneladas, estável ante previsão anterior, assim como a estimativa para o etanoldecana, que aponta fabricaçãode25,3 bilhõesdelitros.

Na comparação anual, a produçãodeaçúcardeve crescer 3,8%, enquanto adeetanoldecanadeve avançar 4,9%.

Considerando etanoldemilho, a produção total do Centro-Suldeve aumentar 8,1% ante o ciclo passado, para 29,8 bilhõesdelitros (Reuters, 19/9/22)