Política
Chapa “A Esperança é Vermelha” assume em definitivo comando do PT em Batayporã
BATANEWS/REDAçãO
Professora Simone Wrzecionek Silveira assume em definitivo comando do PT em Batayporã, por ocasião de ter sido eleita presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Batayporã em 6 julho, por meio do Processo de Eleições Diretas (PED), com ampla participação da militância local.
A chapa vencedora, “A Esperança é Vermelha”, obteve 60 votos, superando a chapa “Igualdade e União”, liderada por Paulo Paraíba, que recebeu 42 votos. A vice-presidência será ocupada por José Cícero Alves, professor e agricultor familiar assentado.
Apesar de concorrer, a chapa “Igualdade e União” teve sua candidatura questionada formalmente, com pedido de impugnação junto a direção estadual na época, e em analise a direção estadual opinou pela impugnação, Paulo Antônio havia recorrido da decisão junto a direção nacional do partido. A disputa foi autorizada pela direção estadual enquanto o processo era analisado em instância superior, após já ter sido rejeitado em nível estadual.
Decisão favorável à impugnação.
A vitória da chapa “A Esperança é Vermelha” foi reforçada com a decisão da Executiva Estadual e da Câmara de Recursos do partido, que acataram o pedido de impugnação da chapa concorrente e da candidatura de Paulo Antônio Pereira dos Santos. Entre os fundamentos da impugnação estão:
· Ausência de paridade de gênero na chapa (sete homens e cinco mulheres);
· Falta de representantes jovens, contrariando as regras internas;
· Pendência financeira de filiado com cargo comissionado que não aderiu ao sistema do partido (SACE);
· E a condenação criminal com pena em curso do candidato à presidência da chapa impugnada, Paulo Antônio, que cumpre regime aberto desde 2023.
A Executiva Estadual e a Câmara de Recursos rejeitaram os recursos da chapa impugnada por maioria de votos, ratificando a legalidade e legitimidade do pleito.
Apoios políticos e vitórias em nível estadual e nacional
A candidatura de Simone foi fortalecida por apoios expressivos dentro do partido, como da deputada estadual Gleice Jane (PT-MS), do ex-prefeito de Mundo Novo e candidato à direção estadual do PT, Humberto Amaducci, e do dirigente nacional Valter Pomar, todos vitoriosos nas votações locais:
· Direção Nacional: Valter Pomar – 57 votos | Edinho – 45 votos
· Direção Estadual: Humberto Amaducci – 57 votos | Vander Loubet – 44 votos
· Chapas Estaduais: Chapa apoiada por Simone – 58 votos | Chapa de Paulo Antônio – 31 votos
Nova Executiva Municipal do PT de Batayporã
A partir de agora, a nova direção assume oficialmente os rumos do PT no município. Confira a composição da Executiva:
Executiva titular:
· Presidente: Simone Wrzecionek Silveira
· Vice-presidente: José Cícero Alves
· Secretária de Organização: Profª Enilze Breguedo
· Secretário de Finanças: Alexandre Aparecido Domingos Ramos
· Secretária de Formação: Byanca Reis de Souza
· Secretário de Comunicação: Carlos Dias de Souza
Suplentes:
· Suplente de Presidente: Profª Sonia Nantes de Lima
· Suplente de Vice-presidente: Gilberto José da Silva
· Suplente de Organização: Emily Jeremias de Vrecchi
· Suplente de Finanças: Givanildo Martins dos Reis
· Suplente de Formação: Aguinaldo Dutra Costa
· Suplente de Comunicação: Sophia Wrzecionek Silveira
Renovação, diálogo e participação popular
Segundo os eleitos, a nova gestão buscará fortalecer os princípios democráticos do partido, ampliar a participação da sociedade nas decisões políticas e manter um diálogo permanente com a militância histórica e os novos filiados.
A eleição é considerada um marco de renovação interna do PT em Batayporã, refletindo o desejo da base de construir uma atuação mais próxima da população e dos movimentos sociais locais.