“Samba da Esbanja”: PL satiriza desfile de Lula

Partido de oposição criou o “Bloco do Se tá Caro, Não Compra” com críticas à política tributária e às medidas de segurança pública do governo

PODER360 / PODER360


Na abertura do vídeo, uma caricatura de Lula vestido de 'diabinho' diz que 'o traficante é a vítima do usuário', uma referência à fala do presidente em outubro de 2025

O PL (Partido Liberal) publicou um vídeo nesta 6ª feira (13.fev.2026) em que critica o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e satiriza os desfiles que irão homenagear o petista no Carnaval deste ano.

A peça, batizada de “O Samba da Esbanja”, em referência à primeira-dama Janja Lula da Silva,  adota um samba-enredo e faz caricaturas de governistas do 1º escalão.

A paródia é uma crítica à participacao dos políticos no Carnaval do Rio. A escola de samba Acadêmicos de Niterói homenageará Lula em seu enredo este ano, no domingo (15.fev). Ja a primeira-dama será destaque no último carro alegórico, que tem o mote “amigos de Lula'.

Na 1ª cena, o personagem vestido de “diabinho', que representa o presidente, afirma que “o traficante é a vítima do usuário” e sugere que o cidadão não saia às ruas se não quiser ser assaltado. O trecho é uma citação direta da fala do presidente em outubro de 2025.

Um dos pontos centrais da sátira é a política tributária. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), é retratado em um carro alegórico dourado ao lado de um leão, em referência ao Imposto de Renda.

A letra menciona a chamada “taxa das blusinhas”, que trata da tributação aplicado às plataformas de compras online: “Encheu o carrinho da Shein ou da Shopee? Calma aí que a gente vai ter que repartir” , diz um trecho, reforçando o apelido “Taxad” que viralizou nas redes sociais.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Guilherme Boulos (Psol), e o presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista), Carlos Lupi , também são satirizados no vídeo.

O vídeo exibe um carro com estátuas de líderes como Stalin, Mao Tsé-Tung, Fidel Castro, e o presidente norte-coreano Kim Jong-un, afirmando que uma “ditadura está sendo instalada”. A peça termina com um “aplauso ao bandido”.

Assista ao vídeo (1mins42s)

A estratégia de comunicação do PL em criticar o governo do petista com vídeo de IA viralizou no início do ano, quando o partido publicou um vídeo satirizando o reality show Big Brother Brasil, transformando-o em “Big Baixaria Brasil”. O vídeo, também compartilhado por políticos do partido, retratava Lula e diversos integrantes de seu governo como participantes do programa, atribuindo apelidos irônicos a cada um.