Geral
Adolescente de 17 anos morre afogado durante passeio com a família
No mesmo dia, outro jovem de MS morreu afogado em rio de Rosana, município paulista
BATANEWS/CGNEWS
Um adolescente de 17 anos morreu após se afogar em rio da cidade de Miranda, na tarde de domingo (8). Ele ficou submerso na água por cerca de uma hora. Pouco tempo antes, outro jovem de 19 anos, morador de Mato Grosso do Sul, também morreu após se afogar no Rio Paraná, em Rosana (SP). As ocorrências mobilizaram equipes de resgate e causaram comoção.
No caso do adolescente, as equipes de resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros foram informadas pelo irmão da vítima que o adolescente já estava submerso havia quase uma hora. Diante da situação, as equipes iniciaram as buscas com apoio de uma embarcação do Corpo de Bombeiros. Após aproximadamente 30 minutos de varredura, o corpo da vítima foi localizado.
O adolescente tentou atravessar o lago enquanto passeava com a família. Após a retirada do corpo, a Polícia Civil esteve no local, realizou os procedimentos periciais e liberou o corpo para a funerária.
Também neste domingo, outro caso de afogamento foi registrado na Ilha do Jurerê, no município de Rosana, no extremo oeste paulista. Um jovem de 19 anos, identificado como Danilo Leite Teles, morador de Douradina, morreu afogado.
Na ocasião, ele e outro jovem se afogaram no local e foram retirados da água em estado gravíssimo. O primeiro resgate foi feito por um barqueiro que passava pela região e conseguiu retirar as vítimas do rio. Em seguida, o Corpo de Bombeiros Militar de Rosana foi acionado e deu continuidade ao atendimento de emergência, com um dos bombeiros acompanhando uma das vítimas até a unidade hospitalar.
Apesar dos esforços das equipes de resgate, Danilo não resistiu e teve o óbito confirmado. A outra vítima apresentou melhora no quadro clínico.
Relatos preliminares indicam que os jovens chegaram a Rosana em ao menos três ônibus de excursão. O grupo estaria em um trecho inicialmente raso do rio, mas, ao avançar alguns metros, acabou entrando em uma área mais profunda do Rio Paraná, o que teria provocado o afogamento.
O corpo de Danilo Leite Teles foi removido pela funerária e encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Presidente Venceslau (SP) para exame necroscópico. Em seguida, será transladado para Douradina, onde o velório ocorrerá no memorial Pax Primavera, em horário a ser definido.
Em nota oficial, a Prefeitura de Rosana informou que a área do Jurerê Nacional é de domínio da União e não faz parte da administração direta do município. O comunicado destaca que já foi protocolada solicitação formal para liberação da atuação fixa do Corpo de Bombeiros Militar no local, mas que, até o momento, não houve autorização para a permanência de uma equipe permanente.
Ainda segundo a administração municipal, mesmo com essa limitação, os bombeiros realizam ações periódicas de monitoramento e orientação, dentro do que é permitido.

