Agronegócios
Lula buscará ajuda do Brics e da França para apoio contra crise de Trump | Brasilagro
BATANEWS/BRASILAGRO
Por Mônica Bergamo
Presidente afirmou a ministros do STF que telefonará para dirigentes dos países nos próximos dias.
O presidenteLula(PT) vai telefonar para os presidentes de países que integram oBricspara conversar sobre os diferentes apoios que eles podem dar casoDonald Trumpaumente osataques e chantagens contra o Brasil.
O petista afirmou a ministros de seu governo e a magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF) com quem jantou nesta semana que pretende procurar os líderes daChina, Xi Jinping, daRússia,Vladimir Putin, daÁfrica do Sul, Cyril Ramaphosa, e daÍndia, Narendra Modi, entre outros, para falar sobre o assunto.
Ele também revelou a integrantes de seu governo que pretende telefonar para o presidente daFrança,Emmanuel Macron.
Além de costurar apoios para o Brasil caso Trump siga em sua escalada, Lula, como presidente do Brics, pretende debater com os líderes as medidas tarifárias do norte-americano que atingiram também os outros países do bloco.
Na conversa com ministros do STF, Lula deu exemplos concretos de como os países podem se ajudar mutuamente, reduzindo danos impostos pelos EUA através de seus próprios mercados.
O presidente mostrou otimismo com a possibilidade de o Brasil fortalecer alianças para enfrentar a crise criada por Trump.
Lula, segundo magistrados que estavam no encontro, passou a mensagem de que o Brasil não pode simplesmente se deixar humilhar pois, se isso acontecer, vai ser humilhado pelo resto de sua existência (Folha, 2/8/25)