Política
É verdade que Alexandre de Moraes mostrou dedo ao ser vaiado em jogo do Corinthians?
Imagem de ministro do STF fazendo gesto obsceno tem circulado nas redes sociais
BATANEWS/MIDIAMAX
Desde a última quarta-feira, uma foto inusitada do ministro do STF, Alexandre de Moraes, passou a circular na internet. Na imagem, o magistrado aparece mostrando o dedo do meio durante a aparição no jogo do Corinthians na última quarta-feira (30).
Entre comentários de reprovação, memes e suspeita de montagem, a internet compartilhou a imagem em polvorosa. A dúvida se a foto era verdadeira ou não tomou conta das redes. Houve quem defendesse que a imagem teria sido distorcida.
Outros internautas, principalmente os que se opõem às últimas decisões de Moraes com relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, questionaram a postura do ministro.
Afinal, a imagem é verdadeira ou falsa?
Sim, a foto em que Alexandre de Moraes aparece mostrando o dedo do meio em um camarote da Neo Química Arena é verdadeira. O registro foi feito pelo fotógrafo do Estadão, Alex Silva, na noite de quarta-feira, durante o jogo do Corinthians contra o Palmeiras pela Copa do Brasil.
Nas redes sociais, circularam informações de que o ministro do STF teria feito o gesto em resposta às vaias que teria recebido. No entanto, esta afirmação é falsa.
De acordo com a reportagem do Estadão, não foi registrada nenhuma provocação coletiva direcionada a Moraes durante o jogo. Torcedores disseram que a manifestação do ministro teria sido feita diretamente a uma pessoa que estada nas cadeiras numeradas do setor oeste do estádio, possivelmente por conta de uma provocação individual.
Na tarde de quarta-feira, antes da partida, Alexandre de Moraes havia sido incluído na lista de sanções da Lei Magnitsky pelo presidente dos EUA, Donald Trump.