Esportes
West Ham projeta quase meio bilhão de reais por Paquetá
Clube deseja receber de 50 a 60 milhões de libras entre fixo e bônus para negociar brasileiro. City ainda monitora o meia, e retorno ao Brasil não está entre as prioridades
BATANEWS/GE
Quase meio bilhão de reais. É isso que o West Ham projeta receber por Lucas Paquetá, de 27 anos, após a absolvição na acusação de envolvimento em apostas, divulgada nesta quinta-feira. Se a declaração de inocência dá tranquilidade para o brasileiro seguir sua carreira, movimenta (e muito) o mercado de transferências depois de dois anos no limbo por causa do processo.
No momento da denúncia, que veio a público em 18 de agosto de 2023, Paquetá tinha uma negociação encaminhada para o Manchester City por 100 milhões de libras. O prejuízo incalculável causado pelo processo faz com que novas investidas a partir de agora sejam vistas com bons olhos pelos envolvidos.
A permanência não está descartada, mas o West Ham já sinalizou ao mercado que deseja receber entre 50 (R$ 370 milhões) e 60 milhões (R$ 444 milhões) de libras em valor fixo e bônus pelo brasileiro. O meia tem contrato com o clube de Londres até junho de 2027, com opção de renovação por mais um ano.
Nos últimos dois anos, Lucas Paquetá deixou de ganhar, além do pomposo reajuste do contrato encaminhado com o City, contratos de publicidade e viu a imagem arranhada ao ponto de ser afastado da seleção brasileira. Uma movimentação de mercado imediata tende a atenuar este impacto.
O próprio Manchester City já fez chegar a mensagem de que o meio-campista continua no radar, apesar de ainda não ter feito uma aproximação oficial. Faltando um mês para o fechamento da janela na Inglaterra, no próximo dia 1º de setembro, a expectativa é de que o mercado seja aquecido para Paquetá.
Apesar da mobilização da torcida do Flamengo em redes sociais, um retorno ao futebol brasileiro não faz parte dos planos neste momento, seja como projeto de carreira, seja pelas cifras envolvidas. O cenário de absolvição praticamente sepulta a chance de retorno, uma vez que Lucas Paquetá volta a ter seu valor de mercado europeu.
Há pouco mais de um ano, durante a disputa da Copa América, o Flamengo chegou a fazer contatos com o staff do jogador e formalizou uma proposta de 15 milhões de euros assumindo os riscos em caso de punição, que foi prontamente rechaçada pelo West Ham. Valores bem abaixo do que os ingleses pedem agora com a absolvição.
Lucas Paquetá recebeu a confirmação da inocência enquanto faz a pré-temporada com o clube nos Estados Unidos. Na última quarta-feira, o brasileiro marcou um gol e deu uma assistência na vitória dos Hammers sobre o Everton em amistoso. A estreia na Premier League está marcada para o próximo dia 16, diante do Sunderland, fora de casa.