Real Madrid pede que Copa do Mundo de Clubes seja a cada 2 anos

Clube espanhol foi responsável por 25% das vendas de ingressos na 1ª edição

BATANEWS/PODER360


Escudo do Real Madrid, que quer a mudança no período de disputa da Copa do Mundo de Clubes

O Real Madrid solicitou à Fifa (organização máxima do futebol) que a Copa do Mundo de Clubes seja realizada a cada 2 anos, segundo informações divulgadas nesta 3ª feira (15.jun.2025) pelo jornal britânico The Guardian.

O clube espanhol, responsável por 25% dos ingressos vendidos na 1ª edição do torneio no formato expandido, tenta convencer Gianni Infantino, presidente da organização, a adotar a periodicidade bienal.

Apesar da pressão do clube, a Fifa considera excessivo realizar o torneio com essa frequência. A federação confirmou que haverá uma nova edição, mas ainda não definiu data, sede ou formato. A próxima está prevista para 2029, com possibilidade de ampliação de 32 para 48 clubes. O Paris Saint-Germain, campeão da Champions League 2024/25, é o único europeu com vaga garantida até o momento.

O Real Madrid não só teve destaque esportivo na edição de 2025, como também impulsionou comercialmente o torneio, liderando a média de público entre os participantes. A candidatura do Catar é uma das consideradas para sediar o próximo Mundial, mas a Fifa estuda uma organização compartilhada entre países.

No Brasil, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) manifestou interesse em sediar o torneio de 2029. A proposta foi apresentada por Samir Xaud, presidente da entidade, durante encontro com Infantino em junho. A ideia é aproveitar parte da infraestrutura da Copa do Mundo Feminina de 2027.

O Chelsea, atual campeão mundial, ainda precisa disputar vaga para participar da próxima edição, diferentemente do PSG. Infantino mencionou recentemente clubes como Arsenal, Liverpool, Barcelona e Milan entre os que gostaria de ver na disputa do Mundial de Clubes.