Esportes
Endrick tem lesão agravada e vai desfalcar pré-temporada do Real Madrid; empréstimo não é discutido
Brasileiro vai precisar de mais seis semanas para se recuperar de problema na coxa. Apesar de destaque de Gonzalo García e aumento na concorrência, atacante ex-Palmeiras deve permanecer
BATANEWS/GE
Já em Madri, depois da participação na Copa do Mundo de Clubes, Endrick foi avaliado por conta do agravamento da lesão no músculo posterior da coxa direita que sentiu no dia 18 de maio, contra o Sevilla. Em reta final de recuperação, o brasileiro viu a situação regredir, e ficará afastado dos trabalhos por mais seis semanas.
Depois de não atuar na Copa do Mundo de Clubes, a tendência também é de que Endrick não participe da pré-temporada do Real Madrid . O elenco está de férias e tem retorno programado para o dia 4 de agosto, com estreia em LaLiga agendada para o dia 19.
Empréstimo não é discutido
A última temporada foi de poucas oportunidades para Endrick. Com Carlo Ancelotti, foram 37 jogos, 845 minutos em campo (média de 22,8 minutos por partida) e sete gols marcados. Para 2025/26, o brasileiro larga atrás, após ver outro jovem, Gonzalo García, se destacar e aumentar ainda mais a concorrência na disputa por espaço no ataque do Real.
A imprensa espanhola especula um possível empréstimo do jogador, mas o ge apurou que, no momento, não existem conversas neste sentido. Aos 19 anos, Endrick e seus agentes desejam a permanência no Real Madrid, em busca de mais espaço. O clube espanhol também não pensa no empréstimo, até porque tem outras situações para resolver, como o futuro de Rodrygo.
O compatriota de Endrick esteve à disposição de Xabi Alonso durante a Copa do Mundo de Clubes, mas foi pouquíssimo utilizado, preterido em relação a nomes como Vini Jr, Mbappé, Gonzalo García e Brahim Díaz. A permanência ou não de Rodrygo pode influenciar no espaço que o ex-Palmeiras terá no elenco.
Em entrevista coletiva, ainda antes da eliminação na Copa do Mundo de Clubes, Xabi Alonso disse que conta com o jovem brasileiro, e que a definição do elenco para a temporada 2025/26 ainda será feita.
Conto com os três (Mbappé, Gonzalo García e Endrick). Estou feliz com o Endrick. Está se recuperando, mas é claro que contamos com ele. Sobre as decisões, pensando no planejamento do elenco, ainda não estamos neste momento. Estamos mais focados no rendimento imediato. As decisões tomaremos posteriormente — disse o treinador após vitória sobre o Borussia Dortmund.
A avaliação do staff de Endrick e do clube é de que sua primeira temporada na Espanha foi boa. Diferentemente de Ancelotti, Xabi Alonso não tem o hábito de utilizar pontas muito abertos, e seu time atua com uma dupla de ataque ou com um centroavante e dois atacantes flutuando por trás do Camisa 9. Sendo assim, o atacante ex-Palmeiras pode se encaixar em mais de uma função na equipe.
A lesão também impossibilitou o jogador de ser chamado por Carlo Ancelotti para representar a Seleção nos jogos contra Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Ele estava na pré-lista, mas acabou não podendo ser convocado. Na seleção brasileira, a concorrência também cresceu, após brilho de João Pedro, do Chelsea, no Mundial.
A fim de correr atrás do prejuízo causado pela lesão, Endrick vai trabalhar na recuperação durante as férias. Sem compromisso com o Real nas próximas três semanas, o atacante vai seguir em Madri tratando o problema na coxa direita.