Nova Andradina
Dito Machado propõe levantamento populacional complementar para Nova Andradina
Proposta busca corrigir distorções nos repasses de recursos públicos e garantir justiça no planejamento das políticas de saúde, educação e infraestrutura
BATANEWS-REDACãO
Com o crescimento urbano visível e indícios de que a população de Nova Andradina supera as estimativas oficiais, o vereador Dito Machado (União Brasil) apresentou a Indicação nº 331/2025 solicitando medidas urgentes para a realização de um levantamento populacional complementar ou censo local.
A proposta foi encaminhada ao prefeito Dr. Leandro Fedossi, à diretora do IBGE em Mato Grosso do Sul, Rosinadja Batista dos Santos Morato, à secretária municipal de Saúde, Jozeli Chulli, e ao secretário de Finanças e Gestão, Hernandes Ortiz.
Segundo o vereador, a estimativa populacional atual do IBGE — que aponta cerca de 48.563 habitantes — não reflete a realidade do município, o que tem gerado prejuízos significativos, principalmente na área da saúde, onde a quantidade de unidades e o volume de recursos repassados são definidos com base nesses dados. A subestimação demográfica compromete também o planejamento de políticas públicas em educação, infraestrutura e assistência social.
A proposta sugere que o levantamento seja feito em articulação com o IBGE estadual, utilizando uma metodologia técnica segura e amostral, capaz de aferir com mais precisão a população residente. O objetivo é subsidiar a reavaliação das faixas populacionais adotadas nos programas e repasses estaduais e federais.
Entre os indícios do crescimento populacional, o vereador cita o número expressivo de veículos registrados — mais de 42 mil —, o que reforça a necessidade de atualizar os dados para refletir o cenário atual. “Essa medida é essencial para garantir justiça na distribuição de recursos e para que Nova Andradina tenha sua real demanda atendida pelas políticas públicas", finaliza Dito.