Agronegócios
PIB da soja deve registrar crescimento de 21%
Apesar do cenário de crescimento, os pesquisadores do Cepea/Abiove alertam para um possível recuo de 5,12% na renda real da cadeia
BATANEWS/AGROLINK
O Produto Interno Bruto (PIB) total da cadeia da soja e do biodiesel está previsto para registrar um avanço significativo de 20,89% em 2023, em comparação com o ano anterior, conforme revela o mais recente levantamento conduzido pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), ligado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em colaboração com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
Os dados atualizados, que englobam informações até o terceiro trimestre de 2023, apontam para uma melhora de 0,06 ponto percentual em relação ao relatório anterior. Este crescimento é impulsionado principalmente pelo desempenho positivo do PIB do biodiesel, previsto para expandir em 16,68% ao longo do ano, representando um incremento de 3,87 pontos percentuais em relação à estimativa anterior.
Entretanto, apesar do cenário de crescimento, os pesquisadores do Cepea/Abiove alertam para um possível recuo de 5,12% na renda real da cadeia, devido aos preços desfavoráveis observados. Mesmo diante dessas projeções, o PIB da soja e do biodiesel em 2023 continua robusto, estimado em R$ 637 bilhões, o que corresponde a 24,3% do PIB do agronegócio e a 5,9% do PIB total do Brasil.